Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: HISTÓRIA DE UMA DISCIPLINA NOS INSTITUTOS FEDERAIS DO NORDESTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97292
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3516
    "inscrito_id" => 13864
    "titulo" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: HISTÓRIA DE UMA DISCIPLINA NOS INSTITUTOS FEDERAIS DO NORDESTE"
    "resumo" => "Esta pesquisa é um recorte de um trabalho de conclusão de curso da licenciatura em matemática que está sendo desenvolvido no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte campus São Paulo do Potengi. Intitulado História da Matemática: História de uma disciplina nos Institutos Federais do Nordeste, trata-se um estudo baseado no comparativo e análise das ementas da disciplina de História da Matemática (HM) encontradas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de cada Instituto Federal nordestino (em seus diversos campi) com base na estrutura do documento oficial que regula os cursos de matemática das respectivas instituições. Portanto, baseia-se numa pesquisa de caráter bibliográfico. Levando em consideração à História da Matemática como uma disciplina de Matemática ou como uma disciplina de História do Conhecimento Matemático é o diagnóstico no que se refere aos seus parâmetros epistemológicos e biográficos, aos campi que a ofertam (ou não) e as suas possíveis mudanças - no que se refere a conteúdos no percurso das atualizações dos Projetos Pedagógicos dos Cursos - que norteiam o nosso trabalho de investigação. Estes aspectos guiam nossos objetivos de pesquisa. Além disso, também desejamos evidenciar as possíveis diferenças, no que diz respeito a carga horária e conteúdos cobrados nos diferentes campi de um mesmo estado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID13864_TB3516_25052023223946.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA DA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "o.juliana@escolar.ifrn.ed"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97292
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3516
    "inscrito_id" => 13864
    "titulo" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: HISTÓRIA DE UMA DISCIPLINA NOS INSTITUTOS FEDERAIS DO NORDESTE"
    "resumo" => "Esta pesquisa é um recorte de um trabalho de conclusão de curso da licenciatura em matemática que está sendo desenvolvido no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte campus São Paulo do Potengi. Intitulado História da Matemática: História de uma disciplina nos Institutos Federais do Nordeste, trata-se um estudo baseado no comparativo e análise das ementas da disciplina de História da Matemática (HM) encontradas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de cada Instituto Federal nordestino (em seus diversos campi) com base na estrutura do documento oficial que regula os cursos de matemática das respectivas instituições. Portanto, baseia-se numa pesquisa de caráter bibliográfico. Levando em consideração à História da Matemática como uma disciplina de Matemática ou como uma disciplina de História do Conhecimento Matemático é o diagnóstico no que se refere aos seus parâmetros epistemológicos e biográficos, aos campi que a ofertam (ou não) e as suas possíveis mudanças - no que se refere a conteúdos no percurso das atualizações dos Projetos Pedagógicos dos Cursos - que norteiam o nosso trabalho de investigação. Estes aspectos guiam nossos objetivos de pesquisa. Além disso, também desejamos evidenciar as possíveis diferenças, no que diz respeito a carga horária e conteúdos cobrados nos diferentes campi de um mesmo estado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID13864_TB3516_25052023223946.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA DA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "o.juliana@escolar.ifrn.ed"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esta pesquisa é um recorte de um trabalho de conclusão de curso da licenciatura em matemática que está sendo desenvolvido no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte campus São Paulo do Potengi. Intitulado História da Matemática: História de uma disciplina nos Institutos Federais do Nordeste, trata-se um estudo baseado no comparativo e análise das ementas da disciplina de História da Matemática (HM) encontradas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de cada Instituto Federal nordestino (em seus diversos campi) com base na estrutura do documento oficial que regula os cursos de matemática das respectivas instituições. Portanto, baseia-se numa pesquisa de caráter bibliográfico. Levando em consideração à História da Matemática como uma disciplina de Matemática ou como uma disciplina de História do Conhecimento Matemático é o diagnóstico no que se refere aos seus parâmetros epistemológicos e biográficos, aos campi que a ofertam (ou não) e as suas possíveis mudanças - no que se refere a conteúdos no percurso das atualizações dos Projetos Pedagógicos dos Cursos - que norteiam o nosso trabalho de investigação. Estes aspectos guiam nossos objetivos de pesquisa. Além disso, também desejamos evidenciar as possíveis diferenças, no que diz respeito a carga horária e conteúdos cobrados nos diferentes campi de um mesmo estado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.