A importância da aprendizagem na vida do ser vivo se altera à medida que se ascende na escala animal, onde a aptidão para ela aumenta regularmente com um correspondente decréscimo dos aparatos inatos, principalmente, quando falamos em nós humanos. Dessa maneira, nota-se que a aprendizagem é essencial para o sucesso humano, tanto que foram organizados meios de perpetuar esses saberes. Nesse sentido, os antigos filósofos já questionavam e se preocupavam com os fatos do aprender, pois sabiam que explicar esse mecanismo é esclarecer o modo pelo qual o ser humano desenvolve e se organiza no meio físico-social em que vive. Porém, esse estudo não se limita apenas à filosofia, pois é objeto de estudo de diversas outras áreas, como: a psicologia, a pedagogia e a neurociência. Portanto, com uma pesquisa bibliográfica, esse trabalho consta com uma breve análise histórica da aprendizagem, que contempla o pensamento filosófico, evoluções neurocientíficas e teorias educacionais, para buscar uma reflexão sobre métodos educacionais e os fundamentos da aprendizagem, visto que compreender esse tema é essencial para a boa docência.