A Astronomia é um assunto que cativa pessoas de todas as idades, desperta curiosidade sobre o Universo, ao mesmo tempo em que atrai olhares de todos os campos do conhecimento. Dentro deste tema, está a formação dos astros, das estrelas, que conecta conteúdos de Física e química. As áreas da Física por detrás dos processos de formação e evolução das estrelas envolve vários conceitos de Física Moderna, ou seja, a partir do estudo das estrelas, pode-se disseminar os fundamentos e importância desses conceitos. No entanto, o ensino de Física Moderna, ramo da Física muito presente em nosso dia a dia, basta observar um pouco a tecnologia a nossa volta, quase não é desenvolvido no Ensino Médio. Dessa forma, este trabalho visa explorar o estudo das estrelas no ensino de Física Moderna do Ensino Médio de forma a oportunizar aos alunos terem um contato contextualizado com essa área muito importante da Física. Para isto, foi inicialmente realizada uma pesquisa bibliográfica em materiais sobre temas relacionados a estrelas e Física Moderna. Em seguida, uma pesquisa de campo em uma turma de 3º ano do ensino médio foi feita por meio de questionários e microaula como forma de avaliar as perspectivas sobre os conceitos de Física Moderna e analisar como o ensino contextualizado da Astronomia pode ser iniciado e desenvolvido a partir do estudo das estrelas, auxiliando o processo de ensino aprendizagem em conteúdos relacionados à Física Moderna. Os resultados fornecem indícios de que se pode desenvolver temas envolvendo cor, temperatura, tamanho e composição das estrelas abordando fundamentos da Física Moderna, porém, há dificuldades para se atingir esses objetivos principalmente devido ao fato de haver poucos materiais didáticos disponíveis para se trabalhar em sala de aula e pouco tempo letivo disponível para o professor.