Este relato de experiência foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Moisés Coelho, no município de Cajazeiras, no 6º ano do ensino fundamental através do projeto PIBID de Iniciação a Docência. O relato retrata a utilização de jogos como pratica pedagógica de ensino-aprendizagem na sala de aula, enfatizando a importância do uso de recursos lúdicos, que no caso são os jogos, em particular o uso e construção do TANGRAM, que pode ser usado como ferramenta para auxiliar e facilitar aprendizagem da disciplina matemática através da utilização de conhecimentos matemáticos expostos pelo professor, transformando-se assim em um recurso pedagógico eficaz para a construção dos conceitos matemáticos. Sabendo da dificuldade existente em fazer com que a aprendizagem matemática seja mais fácil de ser assimilada e para não se torna algo desmotivador e uma tortura para os estudantes. Pressupõe-se então, que o professor deve procurar alternativas de metodologia para aumentar a motivação dos alunos para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, a concentração, a atenção, o raciocínio lógico-dedutivo e o senso de cooperação, desenvolvendo a socialização e aumentando as interações do estudante com outras pessoas.