Este trabalho tem como objetivo abordar a temática o uso dos jogos de cartas no ensino de Geografia, considerando suas potencialidades enquanto ferramenta pedagógica e sua configuração na aprendizagem das temáticas geográficas. A construção de cartas pode se traduzir num importante recurso didático no ensino de Geografia, contendo técnicas de interpretação que permite aos alunos uma compreensão do espaço geográfico, seus conceitos básicos e as relações sócioespacial. Apresentaremos a partir de vivências no âmbito escolar pelos programas institucionais de que forma o uso dos jogos auxilia no ensino e aprendizagem dessa disciplina e como podemos avaliar os alunos mediante essa didática. Iremos partir de uma experiência de criação, desenvolvimento e, por fim, aplicação do jogo em sala de aula. O jogo torna-se uma ferramenta de aprendizagem significativa para o ensino dos alunos além de podermos utilizar esse recurso como ferramenta de avaliação. Para tanto, baseamo-nos na perspectiva da aprendizagem significativa, fundamentando teoricamente nossos estudos em MOREIRA (2010) e ANTONI e ZALLA (2013). Os resultados de tal didática propuseram caminhos para a utilização de novos recursos didático-metodológicos para a aprendizagem em sala de aula, partindo de um conhecimento por meio dos jogos de cartas, na tentativa de romper com os paradigmas de que o processo de ensino-aprendizagem da Geografia é monótono. Portanto, oferecendo aos docentes, um recurso didático eficaz para auxiliar na elaboração de estratégias pedagógicas capazes de despertar o interesse nos estudantes e fazer com que possamos avaliar nossos alunos através dos seus conhecimentos, participação, interação e troca de experiências, pois assim teremos um ensino perceptivo-crítico e de qualidade.