Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100990
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8624
    "inscrito_id" => 25347
    "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "No contexto de aulas de matemática evidencia-se a importância da utilização de metodologias ativas, que impliquem na aprendizagem dos alunos. O objetivo deste trabalho é refletir sobre os principais aspectos observados no desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD), que abordou o conteúdo de adição e subtração de números inteiros. Em relação ao embasamento base teórico, o estudo foi fundamentado em pesquisas que discutem metodologias de ensino e aprendizagem (Gonçalves; Lima, 2020, Monteiro; Castilho; Souza, 2019, Zaballa, 2014 e Grando, 2004). Trata-se de um relato de experiência e baseou-se em aspectos da pesquisa qualitativa, cujas vivencias ocorreram no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP), Núcleo Matemática. A construção de dados se deu por meio de escritas de diários de bordo. A SD foi desenvolvida 14 de junho e 16 de agosto de 2023, em uma turma de 7º ano do ensino fundamental. Os resultados indicam que quando se considera o planejamento da atividade docente como central no processo de ensino o trabalho desenvolvido em sala de aula tende alcançar bons resultados. Em relação ao conteúdo de adição e subtração de números inteiros foi oportuno reforçar que desde muito tempo o ser humano sentiu necessidade de contar. Com o desenvolvimento da SD os alunos foram orientados a construírem o Jogo dos Números Inteiros. Os alunos construíram a reta numérica em formato de tabuleiro em pedaços de cartolina o que oportunizou explorar definições e propriedades. Conclui-se que a utilização de um a SD possibilita interação aluno-conteúdo e maior comunicação entre professor e alunos, proporcionado desenvolvimento da aprendizagem matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25347_TB8624_02102023193238.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHERLLYSON DANIEL DA SILVA DELMONDES"
    "autor_nome_curto" => "SHERLLYSON"
    "autor_email" => "sherllyson.daniel.silva12"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100990
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8624
    "inscrito_id" => 25347
    "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "No contexto de aulas de matemática evidencia-se a importância da utilização de metodologias ativas, que impliquem na aprendizagem dos alunos. O objetivo deste trabalho é refletir sobre os principais aspectos observados no desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD), que abordou o conteúdo de adição e subtração de números inteiros. Em relação ao embasamento base teórico, o estudo foi fundamentado em pesquisas que discutem metodologias de ensino e aprendizagem (Gonçalves; Lima, 2020, Monteiro; Castilho; Souza, 2019, Zaballa, 2014 e Grando, 2004). Trata-se de um relato de experiência e baseou-se em aspectos da pesquisa qualitativa, cujas vivencias ocorreram no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP), Núcleo Matemática. A construção de dados se deu por meio de escritas de diários de bordo. A SD foi desenvolvida 14 de junho e 16 de agosto de 2023, em uma turma de 7º ano do ensino fundamental. Os resultados indicam que quando se considera o planejamento da atividade docente como central no processo de ensino o trabalho desenvolvido em sala de aula tende alcançar bons resultados. Em relação ao conteúdo de adição e subtração de números inteiros foi oportuno reforçar que desde muito tempo o ser humano sentiu necessidade de contar. Com o desenvolvimento da SD os alunos foram orientados a construírem o Jogo dos Números Inteiros. Os alunos construíram a reta numérica em formato de tabuleiro em pedaços de cartolina o que oportunizou explorar definições e propriedades. Conclui-se que a utilização de um a SD possibilita interação aluno-conteúdo e maior comunicação entre professor e alunos, proporcionado desenvolvimento da aprendizagem matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25347_TB8624_02102023193238.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHERLLYSON DANIEL DA SILVA DELMONDES"
    "autor_nome_curto" => "SHERLLYSON"
    "autor_email" => "sherllyson.daniel.silva12"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

No contexto de aulas de matemática evidencia-se a importância da utilização de metodologias ativas, que impliquem na aprendizagem dos alunos. O objetivo deste trabalho é refletir sobre os principais aspectos observados no desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD), que abordou o conteúdo de adição e subtração de números inteiros. Em relação ao embasamento base teórico, o estudo foi fundamentado em pesquisas que discutem metodologias de ensino e aprendizagem (Gonçalves; Lima, 2020, Monteiro; Castilho; Souza, 2019, Zaballa, 2014 e Grando, 2004). Trata-se de um relato de experiência e baseou-se em aspectos da pesquisa qualitativa, cujas vivencias ocorreram no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP), Núcleo Matemática. A construção de dados se deu por meio de escritas de diários de bordo. A SD foi desenvolvida 14 de junho e 16 de agosto de 2023, em uma turma de 7º ano do ensino fundamental. Os resultados indicam que quando se considera o planejamento da atividade docente como central no processo de ensino o trabalho desenvolvido em sala de aula tende alcançar bons resultados. Em relação ao conteúdo de adição e subtração de números inteiros foi oportuno reforçar que desde muito tempo o ser humano sentiu necessidade de contar. Com o desenvolvimento da SD os alunos foram orientados a construírem o Jogo dos Números Inteiros. Os alunos construíram a reta numérica em formato de tabuleiro em pedaços de cartolina o que oportunizou explorar definições e propriedades. Conclui-se que a utilização de um a SD possibilita interação aluno-conteúdo e maior comunicação entre professor e alunos, proporcionado desenvolvimento da aprendizagem matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.