No contexto de aulas de matemática evidencia-se a importância da utilização de metodologias ativas, que impliquem na aprendizagem dos alunos. O objetivo deste trabalho é refletir sobre os principais aspectos observados no desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD), que abordou o conteúdo de adição e subtração de números inteiros. Em relação ao embasamento base teórico, o estudo foi fundamentado em pesquisas que discutem metodologias de ensino e aprendizagem (Gonçalves; Lima, 2020, Monteiro; Castilho; Souza, 2019, Zaballa, 2014 e Grando, 2004). Trata-se de um relato de experiência e baseou-se em aspectos da pesquisa qualitativa, cujas vivencias ocorreram no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP), Núcleo Matemática. A construção de dados se deu por meio de escritas de diários de bordo. A SD foi desenvolvida 14 de junho e 16 de agosto de 2023, em uma turma de 7º ano do ensino fundamental. Os resultados indicam que quando se considera o planejamento da atividade docente como central no processo de ensino o trabalho desenvolvido em sala de aula tende alcançar bons resultados. Em relação ao conteúdo de adição e subtração de números inteiros foi oportuno reforçar que desde muito tempo o ser humano sentiu necessidade de contar. Com o desenvolvimento da SD os alunos foram orientados a construírem o Jogo dos Números Inteiros. Os alunos construíram a reta numérica em formato de tabuleiro em pedaços de cartolina o que oportunizou explorar definições e propriedades. Conclui-se que a utilização de um a SD possibilita interação aluno-conteúdo e maior comunicação entre professor e alunos, proporcionado desenvolvimento da aprendizagem matemática.