Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SALAS MULTISSERIADAS NA EDUCAÇÃO RURAL: UMA METASSÍNTESE QUALITATIVA DOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99145
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5925
    "inscrito_id" => 19025
    "titulo" => "SALAS MULTISSERIADAS NA EDUCAÇÃO RURAL: UMA METASSÍNTESE QUALITATIVA DOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "O presente artigo objetiva analisar os desafios e possibilidades em sala multisseriada da educação rural e/ou do campo. Para atingir esses objetivos, o estudo recorreu à construção de um mapeamento de pesquisas. Buscou-se essas investigações no facilitador de bancos de dados do Google Acadêmico e na Plataforma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Do mapeamento construído, selecionamos os trabalhos que se enquadram nos objetivos e os analisamos a partir do aporte metodológico da metassíntese, que sugere seis etapas: 1. Identificar o interesse intelectual e qual o objetivo da pesquisa, 2. Decidir o que é relevante aos interesses e, consequentemente, os critérios iniciais de inclusão dos estudos, 3. A leitura dos estudos, 4. Determinar como os estudos estão relacionados, 5. Elaborar novas afirmações, mais concisas e amplas que correspondam ao conteúdo do conjunto dos resultados, mas que preservem o contexto do qual surgiram e 6. Elaborar a nova explicação de forma que seja equivalente a todos os estudos pesquisados. Entende-se, que a educação é uma condição indispensável à construção de uma sociedade justa e igualitária. Assim, é importante que todas as modalidades de ensino recebam uma educação de qualidade, visando à formação integral dos estudantes atendidos e consequentemente ampliando a participação social dos mesmos. Em relação à educação rural e/ou do campo, que geralmente possuem salas multisseriadas, além da prática pedagógica adequada dos educadores, a análise mostrou que a metodologia e os recursos empregados pelo docente fazem diferença no contexto educacional, devendo gerar significado e atender a especificidade dos alunos. Ainda, a metassíntese sugere que a escola deve criar estratégias múltiplas, tendo em vista possuírem, em maior parte, salas multisseriadas. Além disso, deve-se valorizar aspectos como: a formação continuada de educadores, comprometimento da equipe escolar, planejamento de ações e currículo flexível."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID19025_TB5925_04102023235902.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALQUIRIA DE OLIVEIRA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "VALQUIRIA CARV."
    "autor_email" => "valquiriapp2009@hotmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS (IFSEMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99145
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5925
    "inscrito_id" => 19025
    "titulo" => "SALAS MULTISSERIADAS NA EDUCAÇÃO RURAL: UMA METASSÍNTESE QUALITATIVA DOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "O presente artigo objetiva analisar os desafios e possibilidades em sala multisseriada da educação rural e/ou do campo. Para atingir esses objetivos, o estudo recorreu à construção de um mapeamento de pesquisas. Buscou-se essas investigações no facilitador de bancos de dados do Google Acadêmico e na Plataforma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Do mapeamento construído, selecionamos os trabalhos que se enquadram nos objetivos e os analisamos a partir do aporte metodológico da metassíntese, que sugere seis etapas: 1. Identificar o interesse intelectual e qual o objetivo da pesquisa, 2. Decidir o que é relevante aos interesses e, consequentemente, os critérios iniciais de inclusão dos estudos, 3. A leitura dos estudos, 4. Determinar como os estudos estão relacionados, 5. Elaborar novas afirmações, mais concisas e amplas que correspondam ao conteúdo do conjunto dos resultados, mas que preservem o contexto do qual surgiram e 6. Elaborar a nova explicação de forma que seja equivalente a todos os estudos pesquisados. Entende-se, que a educação é uma condição indispensável à construção de uma sociedade justa e igualitária. Assim, é importante que todas as modalidades de ensino recebam uma educação de qualidade, visando à formação integral dos estudantes atendidos e consequentemente ampliando a participação social dos mesmos. Em relação à educação rural e/ou do campo, que geralmente possuem salas multisseriadas, além da prática pedagógica adequada dos educadores, a análise mostrou que a metodologia e os recursos empregados pelo docente fazem diferença no contexto educacional, devendo gerar significado e atender a especificidade dos alunos. Ainda, a metassíntese sugere que a escola deve criar estratégias múltiplas, tendo em vista possuírem, em maior parte, salas multisseriadas. Além disso, deve-se valorizar aspectos como: a formação continuada de educadores, comprometimento da equipe escolar, planejamento de ações e currículo flexível."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID19025_TB5925_04102023235902.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALQUIRIA DE OLIVEIRA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "VALQUIRIA CARV."
    "autor_email" => "valquiriapp2009@hotmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS (IFSEMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente artigo objetiva analisar os desafios e possibilidades em sala multisseriada da educação rural e/ou do campo. Para atingir esses objetivos, o estudo recorreu à construção de um mapeamento de pesquisas. Buscou-se essas investigações no facilitador de bancos de dados do Google Acadêmico e na Plataforma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Do mapeamento construído, selecionamos os trabalhos que se enquadram nos objetivos e os analisamos a partir do aporte metodológico da metassíntese, que sugere seis etapas: 1. Identificar o interesse intelectual e qual o objetivo da pesquisa, 2. Decidir o que é relevante aos interesses e, consequentemente, os critérios iniciais de inclusão dos estudos, 3. A leitura dos estudos, 4. Determinar como os estudos estão relacionados, 5. Elaborar novas afirmações, mais concisas e amplas que correspondam ao conteúdo do conjunto dos resultados, mas que preservem o contexto do qual surgiram e 6. Elaborar a nova explicação de forma que seja equivalente a todos os estudos pesquisados. Entende-se, que a educação é uma condição indispensável à construção de uma sociedade justa e igualitária. Assim, é importante que todas as modalidades de ensino recebam uma educação de qualidade, visando à formação integral dos estudantes atendidos e consequentemente ampliando a participação social dos mesmos. Em relação à educação rural e/ou do campo, que geralmente possuem salas multisseriadas, além da prática pedagógica adequada dos educadores, a análise mostrou que a metodologia e os recursos empregados pelo docente fazem diferença no contexto educacional, devendo gerar significado e atender a especificidade dos alunos. Ainda, a metassíntese sugere que a escola deve criar estratégias múltiplas, tendo em vista possuírem, em maior parte, salas multisseriadas. Além disso, deve-se valorizar aspectos como: a formação continuada de educadores, comprometimento da equipe escolar, planejamento de ações e currículo flexível.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.