O presente artigo objetiva analisar os desafios e possibilidades em sala multisseriada da educação rural e/ou do campo. Para atingir esses objetivos, o estudo recorreu à construção de um mapeamento de pesquisas. Buscou-se essas investigações no facilitador de bancos de dados do Google Acadêmico e na Plataforma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Do mapeamento construído, selecionamos os trabalhos que se enquadram nos objetivos e os analisamos a partir do aporte metodológico da metassíntese, que sugere seis etapas: 1. Identificar o interesse intelectual e qual o objetivo da pesquisa, 2. Decidir o que é relevante aos interesses e, consequentemente, os critérios iniciais de inclusão dos estudos, 3. A leitura dos estudos, 4. Determinar como os estudos estão relacionados, 5. Elaborar novas afirmações, mais concisas e amplas que correspondam ao conteúdo do conjunto dos resultados, mas que preservem o contexto do qual surgiram e 6. Elaborar a nova explicação de forma que seja equivalente a todos os estudos pesquisados. Entende-se, que a educação é uma condição indispensável à construção de uma sociedade justa e igualitária. Assim, é importante que todas as modalidades de ensino recebam uma educação de qualidade, visando à formação integral dos estudantes atendidos e consequentemente ampliando a participação social dos mesmos. Em relação à educação rural e/ou do campo, que geralmente possuem salas multisseriadas, além da prática pedagógica adequada dos educadores, a análise mostrou que a metodologia e os recursos empregados pelo docente fazem diferença no contexto educacional, devendo gerar significado e atender a especificidade dos alunos. Ainda, a metassíntese sugere que a escola deve criar estratégias múltiplas, tendo em vista possuírem, em maior parte, salas multisseriadas. Além disso, deve-se valorizar aspectos como: a formação continuada de educadores, comprometimento da equipe escolar, planejamento de ações e currículo flexível.