Este trabalho apresenta os resultados parciais da pesquisa e ensino em desenvolvimento intitulada “História Global e Educação Histórica: novas possibilidades metodológicas para o ensino de história”, desenvolvida no Instituto de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ) desde meados de 2022. Buscou-se promover um diálogo entre o campo da Educação Histórica, preocupado com a forma como os estudantes aprendem e atribuem sentido ao tempo e à história, e a abordagem da História Global, que busca superar o nacionalismo metodológico característico das abordagens tradicionais da História ao privilegiar as ideias de “conexão” e “integração global”. Através da metodologia da pesquisação, construímos um planejamento pedagógico anual baseado nesse encontro, colocando-o em prática com turmas do 8º ano do ensino fundamental. Além do debate teórico-metodológico envolvendo a educação histórica e a história global, recorremos à produção historiográfica recente ligada não apenas à abordagem da história global, mas também à perspectiva decolonial, que contribuiu grandemente para o desenvolvimento de uma abordagem pedagógica que superasse perspectivas difusionistas a partir do Norte Global. Através do acompanhamento das narrativas produzidas pelos estudantes em sala de aula e em suas produções, procuramos observar de que forma sua aprendizagem histórica expressava elementos promovidos pela abordagem da história global, tais como: uma superação do eurocentrismo e do referencial nacionalista para a história e uma concepção da integração global (ainda que desigual) de diferentes regiões do mundo no período da modernidade.