O presente artigo visa relatar uma experiência de Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), desenvolvido em uma escola da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, em parceria com o curso de Letras Língua Portuguesa, na modalidade Ead (Educação a Distância), do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). O objetivo dessa nossa pesquisa foi o de diagnosticar os principais impactos causados na vida escolar de estudantes da 2ª série do Ensino Médio em decorrência da implantação do ensino remoto emergencial nas aulas de Língua Portuguesa durante o período de pandemia da Covid-19. Para sistematizar este estudo, optamos pela realização de uma pesquisa qualitativa, a qual possui caráter exploratório, do tipo estudo de caso, tendo como meio de coleta de dados a aplicação de questionários, contendo questões objetivas e discursivas, com os alunos da nossa escola-campo. Para embasamento teórico, utilizamos o estudo de Martins e Silva (2021). Nossos dados revelaram a carência que alguns alunos apresentaram, tanto no que se refere aos equipamentos e ao acesso à internet de qualidade, quanto ao acompanhamento dos responsáveis na realização de seus estudos. Além disso, nossas análises apontam as dificuldades que grande parte dos alunos teve para permanecer estudando durante o período pandêmico.