A utilização de ferramentas didáticas em componentes curriculares que envolvem arquitetura e organização computacional são essenciais para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos nessa área, tendo em vista se tratar de disciplina teórica. Não obstante, os ambientes de aprendizagem precisam proporcionar oportunidades e possibilidades para todos os alunos, o que significa garantir o acesso de forma inclusiva. Este trabalho é resultado do aprimoramento de uma mesa didática de testes e aprendizagem de hardware, que surgiu como resultado do trabalho de conclusão curso de estudantes do curso técnico em informática, no IFBA Jacobina, em 2016, em artigo acadêmico intitulado “Reutilização de computadores obsoletos na construção de objetos de aprendizagem”. Trata-se de uma mesa, com componentes de um microcomputador, fisicamente visíveis, como processador, memória, dispositivos e periféricos de entrada e saída, permitindo a interação dos usuários e possibilidade de testar peças de forma fácil, além de reconhecer suas partes. Ainda, foi desenvolvido um aplicativo que, ao ser acionado, realiza uma auto-apresentação deste computador, com luzes de LED acendendo sobre cada um dos componentes, software este desenvolvido em linguagem de programação C. A partir da análise da usabilidade desta mesa para fins didáticos, observou-se a necessidade de aprimorá-la com a inclusão de recursos que a tornaram acessível, com uso de tecnologias assistivas. Neste sentido, a mesa foi adaptada com identificação braille sobre os componentes físicos, foram inseridas luzes com controle de cores via software, além da reescrita do software numa linguagem de programação mais comumente utilizada, o python, de modo a simplificar a compreensão, e para incorporar o recurso de sintetização de voz, tornando-a assistiva para estudantes cegos e de baixa visão. Dentre os resultados, a mesa tornou-se mais acessível permitindo que pessoas com deficiência visual obtivessem informações sobre os componentes por meio de áudio e de forma tátil.