Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS FORMAÇÃO TÉCNICA EM ENFERMAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE PROFESSORES FRENTE ÀS DEMANDAS SURGIDAS EM CAMPO DE ESTÁGIO DE ALUNOS IMPACTADOS PELA COVID-19.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100389
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7582
    "inscrito_id" => 20253
    "titulo" => "OS DESAFIOS FORMAÇÃO TÉCNICA EM ENFERMAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE PROFESSORES FRENTE ÀS DEMANDAS SURGIDAS EM CAMPO DE ESTÁGIO DE ALUNOS IMPACTADOS PELA COVID-19."
    "resumo" => "A História da Enfermagem traz desafios para o alcance de uma profissão autônoma, centrada no cuidado, na ciência, em evidências e, em especificidades, marcada pela religiosidade, caridade, por um modelo Biomédico, sem valorização e, formação adequadas, e marcada, especialmente, pela percepção técnica de sua atuação. A COVID-19, exigiu de Professores de Cursos Técnicos de Enfermagem, eficientes processos de liderança e condutas de enfrentamento à pandemia que não menosprezassem a importância da formação dos alunos e o plano curricular do curso, a pesar de ensino remoto. Objetivou-se analisar os desafios de Professores de Enfermagem em vivências de Estagio com alunos concluintes, do curso técnico de Enfermagem, impactados pelo período pandêmico em sua matriz curricular. Apresenta-se um estudo qualitativo, com analises de relatos de preceptores de estágio sobre o conhecimento e a prontidão de seus alunos formados em período pandêmico, a partir da utilização da análise do discurso da coletividade. Com isso, viu-se que os desafios da formação técnica em Enfermagem na atualidade, resgatam, entre outros, o legado de Florence Nightingale para a gestão de crises; as fragilidades e a capacidade técnica e operacional com a qual se depara a Enfermagem no Sistema Único de Saúde; as estratégias da Educação Profissional e Tecnológica para o fortalecimento da Educação, as práticas de Enfermagem; e, os mesmos critérios utilizados em cenários de guerra no passado, apontam para os modelos de Unidades de Campanha contemporâneos. O exemplo de Nightingale, nunca foi tão presente e necessário para a prática e formação profissional na Enfermagem, entre estes, aspectos educacionais, recursos tecnológicos, condições de trabalho, processos empregados, bem como, utilização de metodologias ativas, frente à pandemia. Ao fim, conclui-se que a pandemia trouxe desafios, mas, oportunizou o protagonismo, proatividade e essencialidade à formação de Técnicos de Enfermagem, unindo prática, ciência e, evidências no dia-a-dia da Educação Profissional e Tecnológica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20253_TB7582_22062023174216.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA PEREIRA DE BARROS BORGES"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA PEREIRA"
    "autor_email" => "larissapbb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100389
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7582
    "inscrito_id" => 20253
    "titulo" => "OS DESAFIOS FORMAÇÃO TÉCNICA EM ENFERMAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE PROFESSORES FRENTE ÀS DEMANDAS SURGIDAS EM CAMPO DE ESTÁGIO DE ALUNOS IMPACTADOS PELA COVID-19."
    "resumo" => "A História da Enfermagem traz desafios para o alcance de uma profissão autônoma, centrada no cuidado, na ciência, em evidências e, em especificidades, marcada pela religiosidade, caridade, por um modelo Biomédico, sem valorização e, formação adequadas, e marcada, especialmente, pela percepção técnica de sua atuação. A COVID-19, exigiu de Professores de Cursos Técnicos de Enfermagem, eficientes processos de liderança e condutas de enfrentamento à pandemia que não menosprezassem a importância da formação dos alunos e o plano curricular do curso, a pesar de ensino remoto. Objetivou-se analisar os desafios de Professores de Enfermagem em vivências de Estagio com alunos concluintes, do curso técnico de Enfermagem, impactados pelo período pandêmico em sua matriz curricular. Apresenta-se um estudo qualitativo, com analises de relatos de preceptores de estágio sobre o conhecimento e a prontidão de seus alunos formados em período pandêmico, a partir da utilização da análise do discurso da coletividade. Com isso, viu-se que os desafios da formação técnica em Enfermagem na atualidade, resgatam, entre outros, o legado de Florence Nightingale para a gestão de crises; as fragilidades e a capacidade técnica e operacional com a qual se depara a Enfermagem no Sistema Único de Saúde; as estratégias da Educação Profissional e Tecnológica para o fortalecimento da Educação, as práticas de Enfermagem; e, os mesmos critérios utilizados em cenários de guerra no passado, apontam para os modelos de Unidades de Campanha contemporâneos. O exemplo de Nightingale, nunca foi tão presente e necessário para a prática e formação profissional na Enfermagem, entre estes, aspectos educacionais, recursos tecnológicos, condições de trabalho, processos empregados, bem como, utilização de metodologias ativas, frente à pandemia. Ao fim, conclui-se que a pandemia trouxe desafios, mas, oportunizou o protagonismo, proatividade e essencialidade à formação de Técnicos de Enfermagem, unindo prática, ciência e, evidências no dia-a-dia da Educação Profissional e Tecnológica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20253_TB7582_22062023174216.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA PEREIRA DE BARROS BORGES"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA PEREIRA"
    "autor_email" => "larissapbb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A História da Enfermagem traz desafios para o alcance de uma profissão autônoma, centrada no cuidado, na ciência, em evidências e, em especificidades, marcada pela religiosidade, caridade, por um modelo Biomédico, sem valorização e, formação adequadas, e marcada, especialmente, pela percepção técnica de sua atuação. A COVID-19, exigiu de Professores de Cursos Técnicos de Enfermagem, eficientes processos de liderança e condutas de enfrentamento à pandemia que não menosprezassem a importância da formação dos alunos e o plano curricular do curso, a pesar de ensino remoto. Objetivou-se analisar os desafios de Professores de Enfermagem em vivências de Estagio com alunos concluintes, do curso técnico de Enfermagem, impactados pelo período pandêmico em sua matriz curricular. Apresenta-se um estudo qualitativo, com analises de relatos de preceptores de estágio sobre o conhecimento e a prontidão de seus alunos formados em período pandêmico, a partir da utilização da análise do discurso da coletividade. Com isso, viu-se que os desafios da formação técnica em Enfermagem na atualidade, resgatam, entre outros, o legado de Florence Nightingale para a gestão de crises; as fragilidades e a capacidade técnica e operacional com a qual se depara a Enfermagem no Sistema Único de Saúde; as estratégias da Educação Profissional e Tecnológica para o fortalecimento da Educação, as práticas de Enfermagem; e, os mesmos critérios utilizados em cenários de guerra no passado, apontam para os modelos de Unidades de Campanha contemporâneos. O exemplo de Nightingale, nunca foi tão presente e necessário para a prática e formação profissional na Enfermagem, entre estes, aspectos educacionais, recursos tecnológicos, condições de trabalho, processos empregados, bem como, utilização de metodologias ativas, frente à pandemia. Ao fim, conclui-se que a pandemia trouxe desafios, mas, oportunizou o protagonismo, proatividade e essencialidade à formação de Técnicos de Enfermagem, unindo prática, ciência e, evidências no dia-a-dia da Educação Profissional e Tecnológica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.