A História da Enfermagem traz desafios para o alcance de uma profissão autônoma, centrada no cuidado, na ciência, em evidências e, em especificidades, marcada pela religiosidade, caridade, por um modelo Biomédico, sem valorização e, formação adequadas, e marcada, especialmente, pela percepção técnica de sua atuação. A COVID-19, exigiu de Professores de Cursos Técnicos de Enfermagem, eficientes processos de liderança e condutas de enfrentamento à pandemia que não menosprezassem a importância da formação dos alunos e o plano curricular do curso, a pesar de ensino remoto. Objetivou-se analisar os desafios de Professores de Enfermagem em vivências de Estagio com alunos concluintes, do curso técnico de Enfermagem, impactados pelo período pandêmico em sua matriz curricular. Apresenta-se um estudo qualitativo, com analises de relatos de preceptores de estágio sobre o conhecimento e a prontidão de seus alunos formados em período pandêmico, a partir da utilização da análise do discurso da coletividade. Com isso, viu-se que os desafios da formação técnica em Enfermagem na atualidade, resgatam, entre outros, o legado de Florence Nightingale para a gestão de crises; as fragilidades e a capacidade técnica e operacional com a qual se depara a Enfermagem no Sistema Único de Saúde; as estratégias da Educação Profissional e Tecnológica para o fortalecimento da Educação, as práticas de Enfermagem; e, os mesmos critérios utilizados em cenários de guerra no passado, apontam para os modelos de Unidades de Campanha contemporâneos. O exemplo de Nightingale, nunca foi tão presente e necessário para a prática e formação profissional na Enfermagem, entre estes, aspectos educacionais, recursos tecnológicos, condições de trabalho, processos empregados, bem como, utilização de metodologias ativas, frente à pandemia. Ao fim, conclui-se que a pandemia trouxe desafios, mas, oportunizou o protagonismo, proatividade e essencialidade à formação de Técnicos de Enfermagem, unindo prática, ciência e, evidências no dia-a-dia da Educação Profissional e Tecnológica.