SER/ESTAR MULHER NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: NARRATIVAS E CUIDADO DE SI
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99425 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6279 "inscrito_id" => 17265 "titulo" => "SER/ESTAR MULHER NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: NARRATIVAS E CUIDADO DE SI" "resumo" => "A função social da mulher implica uma série de condições às quais muitas vezes parece impossível deixar de se submeter. Ainda hoje, na sociedade pós-moderna, está atrelada à dicotomia entre o ser frágil e o ser forte, aquela que tudo suporta, que cuida de todos e de tudo, que é abnegada, de quem a felicidade decorre de conquistas pura e precipuamente altruístas. É com isso que este artigo tem como objeto de intervenção e pesquisa a condição discente de mulheres estudantes na/da educação superior. Nosso objetivo geral consiste em mediar experiências formativas em torno dos sentidos de ser/estar mulher estudante na universidade e na sociedade. Para tanto, utilizamos como metodologia o relato de experiência de uma oficina realizada com o projeto de extensão “Experiências do ser/estar mulher estudante na universidade: (re) elaboração de sentidos”, feita em sala de aula, com as discentes do curso de psicopedagogia da UFPB, com a intenção de impactar o cotidiano dessas mulheres de forma positiva. A oficina teve como proposta trabalhar temas ligados à condição de ser mulher – estudante, sem perder de vista o compromisso da formação ético – política de cada mulher envolvida. Nosso objetivo específico se configurou em momento de reconhecimento de si e da expansão sobre a condição de ser estudante universitário nos dias atuais. Nesse sentido, a oficina colaborou, junto ao projeto, também para que as estudantes criassem e aprofundassem suas motivações para permanecerem na universidade e não desistam de seus cursos e de si mesmas. Por outro lado, beneficiou nossa formação acadêmica e profissional ao nos colocar em contato com realidades, condições, demandas com as quais nos deparamos no exercício de nossas futuras profissões e apresenta oportunidades de reconhecer, desenvolver e refinar nossas habilidades acadêmicas e adentrarmos o universo da pesquisa e produção nessa área." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID17265_TB6279_04102023215409.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍDIA REGINA FIGUEIREDO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Lídia Oliveira" "autor_email" => "lidiaa_oliver@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99425 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6279 "inscrito_id" => 17265 "titulo" => "SER/ESTAR MULHER NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: NARRATIVAS E CUIDADO DE SI" "resumo" => "A função social da mulher implica uma série de condições às quais muitas vezes parece impossível deixar de se submeter. Ainda hoje, na sociedade pós-moderna, está atrelada à dicotomia entre o ser frágil e o ser forte, aquela que tudo suporta, que cuida de todos e de tudo, que é abnegada, de quem a felicidade decorre de conquistas pura e precipuamente altruístas. É com isso que este artigo tem como objeto de intervenção e pesquisa a condição discente de mulheres estudantes na/da educação superior. Nosso objetivo geral consiste em mediar experiências formativas em torno dos sentidos de ser/estar mulher estudante na universidade e na sociedade. Para tanto, utilizamos como metodologia o relato de experiência de uma oficina realizada com o projeto de extensão “Experiências do ser/estar mulher estudante na universidade: (re) elaboração de sentidos”, feita em sala de aula, com as discentes do curso de psicopedagogia da UFPB, com a intenção de impactar o cotidiano dessas mulheres de forma positiva. A oficina teve como proposta trabalhar temas ligados à condição de ser mulher – estudante, sem perder de vista o compromisso da formação ético – política de cada mulher envolvida. Nosso objetivo específico se configurou em momento de reconhecimento de si e da expansão sobre a condição de ser estudante universitário nos dias atuais. Nesse sentido, a oficina colaborou, junto ao projeto, também para que as estudantes criassem e aprofundassem suas motivações para permanecerem na universidade e não desistam de seus cursos e de si mesmas. Por outro lado, beneficiou nossa formação acadêmica e profissional ao nos colocar em contato com realidades, condições, demandas com as quais nos deparamos no exercício de nossas futuras profissões e apresenta oportunidades de reconhecer, desenvolver e refinar nossas habilidades acadêmicas e adentrarmos o universo da pesquisa e produção nessa área." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID17265_TB6279_04102023215409.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍDIA REGINA FIGUEIREDO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Lídia Oliveira" "autor_email" => "lidiaa_oliver@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }