Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SER/ESTAR MULHER NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: NARRATIVAS E CUIDADO DE SI

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99425
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6279
    "inscrito_id" => 17265
    "titulo" => "SER/ESTAR MULHER NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: NARRATIVAS E CUIDADO DE SI"
    "resumo" => "A função social da mulher implica uma série de condições às quais muitas vezes parece impossível deixar de se submeter. Ainda hoje, na sociedade pós-moderna, está atrelada à dicotomia entre o ser frágil e o ser forte, aquela que tudo suporta, que cuida de todos e de tudo, que é abnegada, de quem a felicidade decorre de conquistas pura e precipuamente altruístas. É com isso que este artigo tem como objeto de intervenção e pesquisa a condição discente de mulheres estudantes na/da educação superior. Nosso objetivo geral consiste em mediar experiências formativas em torno dos sentidos de ser/estar mulher estudante na universidade e na sociedade. Para tanto, utilizamos como metodologia o relato de experiência de uma oficina realizada com o projeto de extensão “Experiências do ser/estar mulher estudante na universidade: (re) elaboração de sentidos”, feita em sala de aula, com as discentes do curso de psicopedagogia da UFPB, com a intenção de impactar o cotidiano dessas mulheres de forma positiva. A oficina teve como proposta trabalhar temas ligados à condição de ser mulher – estudante, sem perder de vista o compromisso da formação ético – política de cada mulher envolvida. Nosso objetivo específico se configurou em momento de reconhecimento de si e da expansão sobre a condição de ser estudante universitário nos dias atuais. Nesse sentido, a oficina colaborou, junto ao projeto, também para que as estudantes criassem e aprofundassem suas motivações para permanecerem na universidade e não desistam de seus cursos e de si mesmas. Por outro lado, beneficiou nossa formação acadêmica e profissional ao nos colocar em contato com realidades, condições, demandas com as quais nos deparamos no exercício de nossas futuras profissões e apresenta oportunidades de reconhecer, desenvolver e refinar nossas habilidades acadêmicas e adentrarmos o universo da pesquisa e produção nessa área."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID17265_TB6279_04102023215409.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÍDIA REGINA FIGUEIREDO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Lídia Oliveira"
    "autor_email" => "lidiaa_oliver@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99425
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6279
    "inscrito_id" => 17265
    "titulo" => "SER/ESTAR MULHER NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: NARRATIVAS E CUIDADO DE SI"
    "resumo" => "A função social da mulher implica uma série de condições às quais muitas vezes parece impossível deixar de se submeter. Ainda hoje, na sociedade pós-moderna, está atrelada à dicotomia entre o ser frágil e o ser forte, aquela que tudo suporta, que cuida de todos e de tudo, que é abnegada, de quem a felicidade decorre de conquistas pura e precipuamente altruístas. É com isso que este artigo tem como objeto de intervenção e pesquisa a condição discente de mulheres estudantes na/da educação superior. Nosso objetivo geral consiste em mediar experiências formativas em torno dos sentidos de ser/estar mulher estudante na universidade e na sociedade. Para tanto, utilizamos como metodologia o relato de experiência de uma oficina realizada com o projeto de extensão “Experiências do ser/estar mulher estudante na universidade: (re) elaboração de sentidos”, feita em sala de aula, com as discentes do curso de psicopedagogia da UFPB, com a intenção de impactar o cotidiano dessas mulheres de forma positiva. A oficina teve como proposta trabalhar temas ligados à condição de ser mulher – estudante, sem perder de vista o compromisso da formação ético – política de cada mulher envolvida. Nosso objetivo específico se configurou em momento de reconhecimento de si e da expansão sobre a condição de ser estudante universitário nos dias atuais. Nesse sentido, a oficina colaborou, junto ao projeto, também para que as estudantes criassem e aprofundassem suas motivações para permanecerem na universidade e não desistam de seus cursos e de si mesmas. Por outro lado, beneficiou nossa formação acadêmica e profissional ao nos colocar em contato com realidades, condições, demandas com as quais nos deparamos no exercício de nossas futuras profissões e apresenta oportunidades de reconhecer, desenvolver e refinar nossas habilidades acadêmicas e adentrarmos o universo da pesquisa e produção nessa área."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID17265_TB6279_04102023215409.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÍDIA REGINA FIGUEIREDO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Lídia Oliveira"
    "autor_email" => "lidiaa_oliver@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A função social da mulher implica uma série de condições às quais muitas vezes parece impossível deixar de se submeter. Ainda hoje, na sociedade pós-moderna, está atrelada à dicotomia entre o ser frágil e o ser forte, aquela que tudo suporta, que cuida de todos e de tudo, que é abnegada, de quem a felicidade decorre de conquistas pura e precipuamente altruístas. É com isso que este artigo tem como objeto de intervenção e pesquisa a condição discente de mulheres estudantes na/da educação superior. Nosso objetivo geral consiste em mediar experiências formativas em torno dos sentidos de ser/estar mulher estudante na universidade e na sociedade. Para tanto, utilizamos como metodologia o relato de experiência de uma oficina realizada com o projeto de extensão “Experiências do ser/estar mulher estudante na universidade: (re) elaboração de sentidos”, feita em sala de aula, com as discentes do curso de psicopedagogia da UFPB, com a intenção de impactar o cotidiano dessas mulheres de forma positiva. A oficina teve como proposta trabalhar temas ligados à condição de ser mulher – estudante, sem perder de vista o compromisso da formação ético – política de cada mulher envolvida. Nosso objetivo específico se configurou em momento de reconhecimento de si e da expansão sobre a condição de ser estudante universitário nos dias atuais. Nesse sentido, a oficina colaborou, junto ao projeto, também para que as estudantes criassem e aprofundassem suas motivações para permanecerem na universidade e não desistam de seus cursos e de si mesmas. Por outro lado, beneficiou nossa formação acadêmica e profissional ao nos colocar em contato com realidades, condições, demandas com as quais nos deparamos no exercício de nossas futuras profissões e apresenta oportunidades de reconhecer, desenvolver e refinar nossas habilidades acadêmicas e adentrarmos o universo da pesquisa e produção nessa área.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.