Diversas instituições em todo o país têm se dedicado ao estudo de estratégias de integração entre a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). É possível observar nos dados a relevante contribuição da EPT para os indicadores da EJA, com efeitos positivos na redução das desigualdades sociais que privaram muitos brasileiros do acesso à educação. No entanto, ainda persistem obstáculos e restrições de natureza institucional que precisam ser superados. A solução desses obstáculos pode ser alcançada por meio de uma reavaliação das diretrizes normativas institucionais, que permita uma gestão mais abrangente e uma oferta de cursos mais adequada ao seu público-alvo. No que diz respeito à elaboração dos cursos disponibilizados, o Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPI) do Instituto Federal Fluminense (IFF) destaca a importância da integração entre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) como um caminho para a política institucional, conforme evidenciado no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). A produção descrita é resultado de um ano de reflexões realizadas pelo grupo de trabalho composto por representantes dos campi envolvidos na articulação entre Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Essa produção coletiva resultou na ampliação das possibilidades de oferta de cursos, direcionadas pela análise das demandas e interesses dos indivíduos envolvidos, considerando também seus perfis educacionais e profissionais, na elaboração de ações que atendam às demandas apresentadas por essa modalidade e seus sujeitos e se compromete a estruturar um plano de implementação de cursos de EJA em todos os campi, de forma a expandir progressivamente a oferta até atingir o percentual de 10% (dez por cento) do total das vagas, sendo que deste percentual, sejam garantidos 25% (vinte e cinco por cento) de cursos integrados ao ensino médio, fortalecendo assim o direito à educação ao longo da vida para todas e todos.