ALAVARSE, Ocimar et al.. Avaliação da aprendizagem e formação docente. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/95612>. Acesso em: 23/12/2024 04:42
Dentre as atividades docentes, destaca-se a avaliação das aprendizagens dos estudantes, tarefa complexa, realizada, frequentemente, sem preparação, teórica e técnica, na formação inicial e continuada, e com restrições de validade e fidedignidade, o que pode comprometer a consistência dos resultados conforme várias pesquisas. Especialmente no que concerne à validade, há registros de muitas situações nas quais os resultados avaliativos não correspondem aos objetos de avaliação que são declarados, decorrendo daí decisões que não favorecem o devido acompanhamento pedagógico. Consideramos, teoricamente, a existência de um “paradoxo docente”, pois é exigida dos professores uma formação inicial que os prepare para atividades que vivenciarão no exercício profissional, mas, justamente para a avaliação da aprendizagem, uma dessas atividades, ou não se constata sua presença na formação ou esta é incipiente. Essa lacuna na preparação profissional é preocupante porque pode gerar julgamentos sobre as aprendizagens dos estudantes, concretizados em notas e conceitos, sem a devida consistência pedagógica, o que pode acarretar reprovações indevidas que repercutem de maneira negativa sobre o percurso escolar dos estudantes. Nesse quadro, apresentamos resultados de pesquisa desenvolvida na Rede Municipal de Ensino de São Paulo que problematizou junto a professores de Ensino Fundamental suas práticas avaliativas com uma abordagem teórica ao tema e exemplos de discussões em duas escolas, com destaque para reuniões com professores e o cotejamento de notas escolares com resultados de avaliação externa que permitiu explorar os aspectos não-cognitivos considerados pelos professores para atribuição de notas aos estudantes. O objetivo central dessas atividades foi estabelecer um processo que se constituísse em formação em avaliação educacional e ao mesmo tempo, como concluímos, indicar a possibilidade de os professores problematizarem suas práticas avaliativas para buscar alternativas, sendo uma delas a atribuição de notas com interpretação pedagógica, condição para o acompanhamento das aprendizagens visando o sucesso escolar de todos os estudantes.