Este trabalho versa sobre a trajetória de construção e desenvolvimento de um componente curricular eletivo intitulado “Educação Ambiental: território e sociedade”. A metodologia utilizada na tecitura deste processo de escrita envolveu narrar as estratégias de intervenção e suas nuances nas atividades pedagógicas que ocorreram no ano letivo de 2022 com estudantes do ensino médio de uma escola pública de tempo integral do estado de Alagoas. O objetivo é refletir criticamente sobre as vivências pedagógicas em Educação Ambiental e analisá-las diante de uma compreensão ampla e crítica de educação ambiental. A eletiva teve como objetivo desenvolver o senso crítico dos estudantes quanto às questões ambientais e capacitar os mesmos na prática da EA, focando principalmente as características regionais do tema em questão. Adiante, considera que alguns dos procedimentos afeitos a EA só foram viáveis com o protagonismo estudantil, pois quando eles constroem o conhecimento e transformam-no, tornam não só o processo de aprendizagem mais dinâmico, mas o ensino torna-se mais interessante, motivador e participativo. A variedade das atividades realizadas (vídeos, documentários, entrevistas com a comunidade sobre meio ambiente, atividades de campo) contribuíram para uma formação que supera a fronteira reducionista sobre EA, permitindo uma compreensão mais abrangente diante do conhecimento trabalhado e suas relações no cotidiano, limitações e desafios. Por fim, traz algumas considerações referentes ao compromisso de fazer EA dentro e fora do ambiente escolar, sobretudo diante das dinâmicas sociais, por entendermos que a EA não se faz somente em espaços institucionalizados.