O presente artigo, vem mostrar as mudanças ocorridas na sociedade, após a pandemia e que influenciaram no cotidiano do social, a começar pela forma de transmissão do conhecimento. De presencial, o ensino passou a ser transmitido de forma remota em todas as etapas de ensino, independente da localidade ou da condição social, para que os alunos não tivessem perdas significativas. Contudo, com o isolamento social, as crianças e até mesmo os familiares se afastaram de seus pares, tendo que ficarem meses e até mesmo anos, tendo contato apenas pelo celular e redes sociais. Com o retorno das aulas, foi percebido que as crianças trouxeram para a escola vários problemas, além do déficit de aprendizagem, ansiedade, depressão, indisciplina e até mesmo intolerância com o outro, devido a isso, o ensaio que tem como tema “a aprendizagem criativa como resgate da educação emocional pós pandemia”, com base no livro “Jardim para vida toda” de Mitchel Resnick e do paradidático “O monstro de todas as cores” de Anna Llenas, trouxe como objetivo, enfatizar a importância da aprendizagem criativa, no desenvolvimento de conteúdos, fortalecendo o emocional das crianças. Neste contexto, o artigo utilizou como metodologia a pesquisa bibliográfica de cunho exploratório e descritiva, onde concluiu-se que a aprendizagem criativa é essencial no ensino fundamental, além de contribuir para o desenvolvimento das competências socioemocionais, tão necessárias na atualidade.