O artigo tem como objetivo apresentar um breve relato da filosofia do sistema de ensino e aprendizagem da escola Nossa Senhora do Carmo no município de Bananeiras- PB, numa perspectiva interdisciplinar. A abordagem dessa temática é voltada para uma discussão de uma metodologia pedagógica que promova o interesse constante do aluno na busca do conhecimento como um processo estimulador de crescimento pessoal em todos os âmbitos da vida do ser humano. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa com abordagem bibliográfica e descritiva utilizando como meio de coleta de dados, questionário via google forms, uso do Projeto Político Pedagógico da Escola, como também de alguns pontos esclarecidos numa live via instagram, organizada pela gestora da instituição. A Escola dos Sonhos, está muito bem fundamentada em sua prática pedagógica, visto que se propõe em formar sujeitos críticos, autônomos, participativos, questionadores, verdadeiros protagonistas, produtores de sua própria história e pesquisadores de novos conhecimentos. O questionamento de como ocorre na prática o ensino e a aprendizagem dos discentes nessa escola e o estímulo à independência desde cedo, foram alvos de nosso interesse e curiosidade, já que a instituição se fundamenta numa prática que foge do que é tradicional e convencional, perpetuando nos seus ensinamentos o estímulo por um educando capaz de reconhecer-se como agente mister no próprio aprendizado. Com base em Paulo Freire e outros autores. Com isso, percebe-se que o método utilizado pelos profissionais da instituição traz grandes resultados para a vida dos educandos e a sociedade que naquela comunidade vivem, visto que ainda é uma das metodologias educativas pouco conhecidas e apreciadas pela população brasileira.