O presente trabalho busca analisar a abordagem educacional e social do Instituto Alicerce nas Instituições Públicas de Ensino de Maceió, através do Projeto Conquista Maceió, no contexto pós-pandemia da COVID-19, bem como questionar ‘como o Instituto Alicerce, por meio de atividades de reforço escolar em horário contra turno, contribui para o desenvolvimento acadêmico e social dos alunos’. Acredita-se que o Instituto Alicerce desempenha um papel fundamental no apoio educacional dos estudantes, fornecendo suporte adicional durante o período de recuperação das consequências da pandemia, bem como que a abordagem social auxilia os alunos a superar as lacunas de aprendizagem resultantes das interrupções causadas pela COVID-19. Assim, tem-se como metodologia uma abordagem qualitativa, empregando entrevistas e observações com os alunos atendidos pelo Instituto Alicerce, educadores envolvidos no projeto e gestores. Também serão analisados documentos e relatórios institucionais para obter uma visão abrangente do impacto do programa. Espera-se que os resultados analisados retratem significativa melhoria no desempenho acadêmico dos alunos, aumento da motivação e engajamento escolar, fortalecimento das habilidades socioemocionais e redução das desigualdades educacionais. Para dar suporte às discussões, contam-se como aporte teórico, os estudos de Bueno (2019), Fleith e Reis (2019), Smith (2020) e Zanella (2018) que abordam relevantes aspectos sobre a importância da temática na Educação Básica, bem como discutem os desafios e as possibilidades em relação à jornada escolar.