O artigo tem como objetivo geral analisar as rodas de leitura desenvolvidas com os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola de rede pública de Picos-PI, com a colaboração dos discentes da Universidade Federal do Piauí, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID. Nessa perspectiva, tem-se como objetivos específicos: compreender o desenvolvimento cognitivo dos alunos nas rodas de leitura, destacando dentre outras habilidades o envolvimento com a leitura, oralidade e a capacidade de expressar opiniões com registro escrito; desenvolver a escuta atenta e superação da timidez para falar em público e principalmente, despertar o interesse e gosto pela literatura. Desse modo, a consolidação desse trabalho está em andamento a partir das leituras realizadas, semanalmente com uma das ações realizadas na escola. A investigação constitui- se em pesquisa bibliográfica e de campo, tendo como instrumentos de coleta de dados, os diários de bordo e entrevistas com alunos e professores participantes das ações do PIBID e os referidos dados serão analisados numa abordagem discursiva. A literatura sinaliza que a roda de leitura é uma prática importante na escola, e que pode suprir determinadas lacunas das orientações familiares e espera-se contribuir na formação de bons leitores, valorizando a leitura literária na escola.