Essa pesquisa versa em apresentar algumas ações sobre o projeto escolar Sarau literário da E. M. E. F. Agripino Ribeiro Filho, no Município de Araçagi - PB que tem por finalidade trabalhar de forma interdisciplinar sobre a trajetória da educadora Monique Viana, que lecionou durante muito tempo nessa instituição a Componente Curricular de Inglês promovendo diversas práxis na entidade escolar nas turmas de Ensino Fundamental II e da Educação de Jovens e Adultos de forma teórica e prática. Nesse sentido, as ações foram planejadas e executadas no ambiente interno e externo da escola fazendo uma ligação entre o teórico e o prático do mundo da leitura de forma que o educador direcionou o educando fazer uma leitura interpretativa dos gêneros textuais, construíram produções textuais como objeto concreto a ser apresentado a sociedade estabelecendo fortes laços entre a família e a comunidade escolar. Desse modo, o objetivo desse estudo é despertar o interesse nos discentes referente aos saberes literários, históricos, artísticos e a musicalidade. Através da leitura de diversos gêneros textuais, textos informativos e multimodais enfatizando o contexto sociocultural. A metodologia adotada nessa pesquisa pautou-se em pesquisa bibliográfica, leitura, interpretação e produção de textos relativos a diversos gêneros textuais, a realização de trabalho de campo e envolvimento com recursos artísticos e midiáticos. Nos resultados preliminares constatou-se nas ações que os discentes a partir da leitura produziram sob orientação dos docentes textos do tipo, acróstico, relatos de viagens, poemas, poesias, cordel e paródias referente à educadora homenageada e ação do protagonismo desses sujeitos no processo de ensino e aprendizagem desenvolvendo a criticidade dos conteúdos e expondo as suas produções interligando os saberes teóricos e práticos do seu cotidiano. Portanto, ressalta-se que a práxis educativa do sarau literário enfatizou o conhecimento prévio dos educandos resgatando a cultura, instigando a participação da família e comunidade na escola.