Este artigo tem por objetivo problematizar a construção de memórias locais em torno das instituições escolares denominadas de Casas de Instrução e Grupos Escolares Felippe Camarão e Barão de Mipibu. Respectivamente essas foram situadas nas cidades de Ceará-Mirim e São José de Mipibu, ambas localizadas no Estado do Rio Grande do Norte. Estes foram estabelecimentos de ensino de destaque na história da educação de suas localidades sendo sediadas em prédios construídos no final do período imperial. Nos referenciamos em autores como Nora (1993) e Le Goff (1990) para discutirmos acerca da memória e do documento-monumento respectivamente e na compreensão de representação a partir de Chartier (1990), nos pautando assim na História Cultural. Metodologicamente nos utilizamos de uma análise documental a partir dos preceitos de Le Goff (1990). Por fim identificamos a repetibilidade na ótica de representação da memória local acerca do processo de instalação desses estabelecimentos caracterizadas pelo enaltecimento ora da representação de escola republicana, ora da criação do prédio do período imperial, ambas atribuindo destaque à importância da educação para a história da cidade. Entretanto, por vezes demonstrando indistinção nas representações desses estabelecimentos em relação ao período em que existiram.