SOBRE AS AUSÊNCIAS DO PROFISSIONAL DE PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL BRASILEIRA: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES NO PIAUÍ E MARANHÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99389 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6235 "inscrito_id" => 19577 "titulo" => "SOBRE AS AUSÊNCIAS DO PROFISSIONAL DE PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL BRASILEIRA: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES NO PIAUÍ E MARANHÃO" "resumo" => "Com a homologação em 11 de dezembro de 2019, da Lei nº13.935 e que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica (BRASIL, 2019), era esperado novo cenário em nosso país, especialmente que fosse de maior suporte profissional ao cotidiano escolar; porém o que se verificou , quase em seguida a essa homologação, foram os temores e dificuldades de pandemia que mudariam significativamente o cenário educacional brasileiro, historicamente marcado pela desigualdade social. No tocante a Educação Especial, assistiu-se um processo de desassistência e maior isolamento dos alunos público-alvo dessa modalidade de ensino que em nossa análise tem persistido se considerarmos que no cotidiano das equipes multiprofissionais que se destinam a atenção a educação inclusiva, onde o profissional de psicologia é figura ausente, uma vez que a implementação da referida lei tem ocorrido com nuances próprios de estados e municípios da federação; sendo que em alguns municípios o cargo psicólogo(a) segue sem sequer existir, estando presente profissionais em cargos temporários, com salários baixos e condições insalubres . Ao recordar esse cenário, com base no vivido em Nova Iorque-MA e em Floriano-PI pelos autores desse relato, profissionais atuantes na Educação especial, que reconhecem o potencial das equipes multiprofissionais na Educação especial, cuja atuação ocorre a partir de uma relação colaborativa com as equipes escolares, formatação apontada de forma recorrente pelas pesquisas na área (CFP,2019; SOUZA; SILVA e YAMAMOTO, 2014), que evidenciam a eficácia de uma abordagem que busca a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem dos conhecimentos valorizados pela humanidade, bem como a construção de relações respeitosas entre os partícipes escolares e o estabelecimento de articulações entre a escola, as famílias e a comunidade em seu entorno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19577_TB6235_15112023181642.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA ANDRÉA SILVA" "autor_nome_curto" => "Carla Andréa Si" "autor_email" => "carlandrea@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99389 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6235 "inscrito_id" => 19577 "titulo" => "SOBRE AS AUSÊNCIAS DO PROFISSIONAL DE PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL BRASILEIRA: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES NO PIAUÍ E MARANHÃO" "resumo" => "Com a homologação em 11 de dezembro de 2019, da Lei nº13.935 e que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica (BRASIL, 2019), era esperado novo cenário em nosso país, especialmente que fosse de maior suporte profissional ao cotidiano escolar; porém o que se verificou , quase em seguida a essa homologação, foram os temores e dificuldades de pandemia que mudariam significativamente o cenário educacional brasileiro, historicamente marcado pela desigualdade social. No tocante a Educação Especial, assistiu-se um processo de desassistência e maior isolamento dos alunos público-alvo dessa modalidade de ensino que em nossa análise tem persistido se considerarmos que no cotidiano das equipes multiprofissionais que se destinam a atenção a educação inclusiva, onde o profissional de psicologia é figura ausente, uma vez que a implementação da referida lei tem ocorrido com nuances próprios de estados e municípios da federação; sendo que em alguns municípios o cargo psicólogo(a) segue sem sequer existir, estando presente profissionais em cargos temporários, com salários baixos e condições insalubres . Ao recordar esse cenário, com base no vivido em Nova Iorque-MA e em Floriano-PI pelos autores desse relato, profissionais atuantes na Educação especial, que reconhecem o potencial das equipes multiprofissionais na Educação especial, cuja atuação ocorre a partir de uma relação colaborativa com as equipes escolares, formatação apontada de forma recorrente pelas pesquisas na área (CFP,2019; SOUZA; SILVA e YAMAMOTO, 2014), que evidenciam a eficácia de uma abordagem que busca a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem dos conhecimentos valorizados pela humanidade, bem como a construção de relações respeitosas entre os partícipes escolares e o estabelecimento de articulações entre a escola, as famílias e a comunidade em seu entorno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19577_TB6235_15112023181642.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA ANDRÉA SILVA" "autor_nome_curto" => "Carla Andréa Si" "autor_email" => "carlandrea@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }