Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUAL O MEU LUGAR? AÇÕES NA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA SOBRE A LIBERDADE NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97051
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3181
    "inscrito_id" => 10780
    "titulo" => "QUAL O MEU LUGAR? AÇÕES NA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA SOBRE A LIBERDADE NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO"
    "resumo" => "O movimento proporcionado pelo avanço das redes digitais e, consequentemente, a ampliação no acesso a informação e as interações e colaborações entre os indivíduos nestas redes possibilita a discussão e a reflexão sobre inúmeras questões como por exemplo os limites sobre a liberdade de expressão envolvendo os direitos e os deveres individuais e coletivos. Neste sentido, o trabalho apresenta as atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto “A liberdade na sociedade do conhecimento: qual o meu lugar?” contemplado na Chamada CNPQ/MCTI/FNDCT Nº 05/2022 - SNCT 2022 – Linha B. A ação, vinculado ao Grupo de Pesquisa Tangram visava constituir um espaço de reflexão por meio da criação uma rede colaborativa entre Universidade-Escola-Comunidade da região do extremo sul do Rio Grande do Sul para difundir ações que possibilitem um (re)pensar sobre os avanços das tecnologias digitais e a liberdade na sociedade do conhecimento ao longo dos 200 anos de independência do Brasil. As atividades englobavam a realização de passeios de vagonetas pelos Molhes da Barra de Rio Grande/RS e as visitas guiadas ao Complexo de Museus e pelo Campus Carreiros da FURG. Em todas as atividades eram propostas intervenções para promoção da reflexão seja sobre questões voltadas ao pertencimento, a importância, a evolução e a valorização das tecnologias. Ao todo foram contemplados 300 participantes entre professores e estudantes de escolas das redes públicas municipais e estadual das cidades de Rio Grande/RS, São José do Norte/RS e Santa Vitória do Palmar/RS, sendo possível constituir um espaço de reflexão por meio da criação uma rede colaborativa entre Universidade-Escola-Comunidade da região. Com o projeto escolas, professores e estudantes tiveram um espaço de divulgação e valorização, podendo despertar nos demais o gosto e a vontade de fazer e divulgar ciência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID10780_TB3181_18052023114715.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TIAGO DZIEKANIAK FIGUEIREDO"
    "autor_nome_curto" => "TIAGO DZIEKANIA"
    "autor_email" => "tiagodziekaniak@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97051
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3181
    "inscrito_id" => 10780
    "titulo" => "QUAL O MEU LUGAR? AÇÕES NA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA SOBRE A LIBERDADE NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO"
    "resumo" => "O movimento proporcionado pelo avanço das redes digitais e, consequentemente, a ampliação no acesso a informação e as interações e colaborações entre os indivíduos nestas redes possibilita a discussão e a reflexão sobre inúmeras questões como por exemplo os limites sobre a liberdade de expressão envolvendo os direitos e os deveres individuais e coletivos. Neste sentido, o trabalho apresenta as atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto “A liberdade na sociedade do conhecimento: qual o meu lugar?” contemplado na Chamada CNPQ/MCTI/FNDCT Nº 05/2022 - SNCT 2022 – Linha B. A ação, vinculado ao Grupo de Pesquisa Tangram visava constituir um espaço de reflexão por meio da criação uma rede colaborativa entre Universidade-Escola-Comunidade da região do extremo sul do Rio Grande do Sul para difundir ações que possibilitem um (re)pensar sobre os avanços das tecnologias digitais e a liberdade na sociedade do conhecimento ao longo dos 200 anos de independência do Brasil. As atividades englobavam a realização de passeios de vagonetas pelos Molhes da Barra de Rio Grande/RS e as visitas guiadas ao Complexo de Museus e pelo Campus Carreiros da FURG. Em todas as atividades eram propostas intervenções para promoção da reflexão seja sobre questões voltadas ao pertencimento, a importância, a evolução e a valorização das tecnologias. Ao todo foram contemplados 300 participantes entre professores e estudantes de escolas das redes públicas municipais e estadual das cidades de Rio Grande/RS, São José do Norte/RS e Santa Vitória do Palmar/RS, sendo possível constituir um espaço de reflexão por meio da criação uma rede colaborativa entre Universidade-Escola-Comunidade da região. Com o projeto escolas, professores e estudantes tiveram um espaço de divulgação e valorização, podendo despertar nos demais o gosto e a vontade de fazer e divulgar ciência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID10780_TB3181_18052023114715.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TIAGO DZIEKANIAK FIGUEIREDO"
    "autor_nome_curto" => "TIAGO DZIEKANIA"
    "autor_email" => "tiagodziekaniak@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O movimento proporcionado pelo avanço das redes digitais e, consequentemente, a ampliação no acesso a informação e as interações e colaborações entre os indivíduos nestas redes possibilita a discussão e a reflexão sobre inúmeras questões como por exemplo os limites sobre a liberdade de expressão envolvendo os direitos e os deveres individuais e coletivos. Neste sentido, o trabalho apresenta as atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto “A liberdade na sociedade do conhecimento: qual o meu lugar?” contemplado na Chamada CNPQ/MCTI/FNDCT Nº 05/2022 - SNCT 2022 – Linha B. A ação, vinculado ao Grupo de Pesquisa Tangram visava constituir um espaço de reflexão por meio da criação uma rede colaborativa entre Universidade-Escola-Comunidade da região do extremo sul do Rio Grande do Sul para difundir ações que possibilitem um (re)pensar sobre os avanços das tecnologias digitais e a liberdade na sociedade do conhecimento ao longo dos 200 anos de independência do Brasil. As atividades englobavam a realização de passeios de vagonetas pelos Molhes da Barra de Rio Grande/RS e as visitas guiadas ao Complexo de Museus e pelo Campus Carreiros da FURG. Em todas as atividades eram propostas intervenções para promoção da reflexão seja sobre questões voltadas ao pertencimento, a importância, a evolução e a valorização das tecnologias. Ao todo foram contemplados 300 participantes entre professores e estudantes de escolas das redes públicas municipais e estadual das cidades de Rio Grande/RS, São José do Norte/RS e Santa Vitória do Palmar/RS, sendo possível constituir um espaço de reflexão por meio da criação uma rede colaborativa entre Universidade-Escola-Comunidade da região. Com o projeto escolas, professores e estudantes tiveram um espaço de divulgação e valorização, podendo despertar nos demais o gosto e a vontade de fazer e divulgar ciência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.