O movimento proporcionado pelo avanço das redes digitais e, consequentemente, a ampliação no acesso a informação e as interações e colaborações entre os indivíduos nestas redes possibilita a discussão e a reflexão sobre inúmeras questões como por exemplo os limites sobre a liberdade de expressão envolvendo os direitos e os deveres individuais e coletivos. Neste sentido, o trabalho apresenta as atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto “A liberdade na sociedade do conhecimento: qual o meu lugar?” contemplado na Chamada CNPQ/MCTI/FNDCT Nº 05/2022 - SNCT 2022 – Linha B. A ação, vinculado ao Grupo de Pesquisa Tangram visava constituir um espaço de reflexão por meio da criação uma rede colaborativa entre Universidade-Escola-Comunidade da região do extremo sul do Rio Grande do Sul para difundir ações que possibilitem um (re)pensar sobre os avanços das tecnologias digitais e a liberdade na sociedade do conhecimento ao longo dos 200 anos de independência do Brasil. As atividades englobavam a realização de passeios de vagonetas pelos Molhes da Barra de Rio Grande/RS e as visitas guiadas ao Complexo de Museus e pelo Campus Carreiros da FURG. Em todas as atividades eram propostas intervenções para promoção da reflexão seja sobre questões voltadas ao pertencimento, a importância, a evolução e a valorização das tecnologias. Ao todo foram contemplados 300 participantes entre professores e estudantes de escolas das redes públicas municipais e estadual das cidades de Rio Grande/RS, São José do Norte/RS e Santa Vitória do Palmar/RS, sendo possível constituir um espaço de reflexão por meio da criação uma rede colaborativa entre Universidade-Escola-Comunidade da região. Com o projeto escolas, professores e estudantes tiveram um espaço de divulgação e valorização, podendo despertar nos demais o gosto e a vontade de fazer e divulgar ciência.