Entende-se que a Literatura surda está ligada, principalmente, à criação e adaptação de textos, poemas, fábulas literárias em língua de sinais que possibilitam a realocação de sentidos onde a experiência visual está associada à interpretação e compreensão linguística. Pensando nisso, esta pesquisa tem como objetivo analisar a construção literária, buscando compreender a percepção das histórias narradas para surdos nas adaptações literárias de Cinderela surda, Rapunzel surda e A cigarra surda e as formigas. Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa onde os procedimentos metodológicos serão levantamento bibliográfico, análise do material na área da literatura surda. No que tange ao referencial teórico, abordaremos conceitos da literatura surda como forma direta dos conceitos educacionais, socioemocionais e teóricos O trabalho está dividido em três partes, onde o primeiro ponto é analisar os temas e valores presentes nos contos infantis surdos, como a valorização da cultura surda, a aceitação da diferença, a inclusão e a superação de desafios, observando como essas narrativas contribuem para o desenvolvimento da identidade surda das crianças. Por segundo, observar a presença e representação de personagens surdos nos contos infantis, considerando o impacto positivo que a inclusão desses personagens causam na autoestima e na percepção das crianças surdas sobre sua própria identidade. E por fim, explorar os benefícios cognitivos, emocionais e sociais que a literatura surda nos contos infantis pode oferecer às crianças surdas, promovendo a auto expressão, o desenvolvimento da linguagem e a construção de identidade cultural.