A era digital já é uma realidade na qual cada vez mais é necessário compreender as mudanças ocasionadas pelo seu surgimento e presença nos nossos dias. Observa-se que no campo da leitura já é possível perceber os impactos provocados pelo uso de tecnologias diversas, incluindo as que estão em ascensão, como é o caso de aplicativos literários. A habilidade de ler é significativa para o desenvolvimento cognitivo e social do ser humano, portanto, é imprescindível que profissionais e pesquisadores busquem compreender os aspectos modificadores da aquisição desse processo na atualidade, esse rastreio se faz importante para o delineamento e desenvolvimento de uma leitura de qualidade. Considerando esses aspectos, foi realizada uma revisão sistemática com o objetivo de identificar e analisar plataformas e aplicativos de leitura digital destinados ao público infantil, que estão sendo utilizados no Brasil nos últimos 5 anos. Após análises iniciais e aplicação de critérios de inclusão e exclusão, foram verificados 19 artigos em sua íntegra. Os manuscritos identificados foram publicados em Português nas bases de dados SciELO, INDEXPSI, LILACS, PePSIC e nos periódicos CAPES. Observou-se a prevalência de estudos empíricos, realizados em contexto escolar e uma variedade de tecnologias/produtos digitais nos quais é possível realizar atividades que envolvam o uso da leitura. Verificou-se que esses aplicativos ainda precisam de aprimoramento, especialmente no que tange os requisitos de transição, tão importantes para o engajamento das crianças na leitura digital, bem como na acessibilidade, visto que os recursos digitais podem favorecê-la, embora, conforme observa-se, não estejam sendo bem aproveitados. Desse modo, verifica-se a necessidade de mais estudos na área com diferentes grupos amostrais e metodologias focando em melhorar cada vez mais a experiência em leitura digital.