Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEITURA DIGITAL NA INFÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE APLICATIVOS DE LEITURA PARA O PÚBLICO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96484
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2421
    "inscrito_id" => 13917
    "titulo" => "LEITURA DIGITAL NA INFÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE APLICATIVOS DE LEITURA PARA O PÚBLICO INFANTIL"
    "resumo" => "A era digital já é uma realidade na qual cada vez mais é necessário compreender as mudanças ocasionadas pelo seu surgimento e presença nos nossos dias. Observa-se que no campo da leitura já é possível perceber os impactos provocados pelo uso de tecnologias diversas, incluindo as que estão em ascensão, como é o caso de aplicativos literários. A habilidade de ler é significativa para o desenvolvimento cognitivo e social do ser humano, portanto, é imprescindível que profissionais e pesquisadores busquem compreender os aspectos modificadores da aquisição desse processo na atualidade, esse rastreio se faz importante para o delineamento e desenvolvimento de uma leitura de qualidade. Considerando esses aspectos, foi realizada uma revisão sistemática com o objetivo de identificar e analisar plataformas e aplicativos de leitura digital destinados ao público infantil, que estão sendo utilizados no Brasil nos últimos 5 anos. Após análises iniciais e aplicação de critérios de inclusão e exclusão, foram verificados 19 artigos em sua íntegra. Os manuscritos identificados foram publicados em Português nas bases de dados SciELO, INDEXPSI, LILACS, PePSIC e nos periódicos CAPES. Observou-se a prevalência de estudos empíricos, realizados em contexto escolar e uma variedade de tecnologias/produtos digitais nos quais é possível realizar atividades que envolvam o uso da leitura. Verificou-se que esses aplicativos ainda precisam de aprimoramento, especialmente no que tange os requisitos de transição, tão importantes para o engajamento das crianças na leitura digital, bem como na acessibilidade, visto que os recursos digitais podem favorecê-la, embora, conforme observa-se, não estejam sendo bem aproveitados. Desse modo, verifica-se a necessidade de mais estudos na área com diferentes grupos amostrais e metodologias focando em melhorar cada vez mais a experiência em leitura digital."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID13917_TB2421_05052023082747.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELA VITORIA"
    "autor_nome_curto" => "Isabela Vitoria"
    "autor_email" => "isabelacjeanss@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96484
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2421
    "inscrito_id" => 13917
    "titulo" => "LEITURA DIGITAL NA INFÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE APLICATIVOS DE LEITURA PARA O PÚBLICO INFANTIL"
    "resumo" => "A era digital já é uma realidade na qual cada vez mais é necessário compreender as mudanças ocasionadas pelo seu surgimento e presença nos nossos dias. Observa-se que no campo da leitura já é possível perceber os impactos provocados pelo uso de tecnologias diversas, incluindo as que estão em ascensão, como é o caso de aplicativos literários. A habilidade de ler é significativa para o desenvolvimento cognitivo e social do ser humano, portanto, é imprescindível que profissionais e pesquisadores busquem compreender os aspectos modificadores da aquisição desse processo na atualidade, esse rastreio se faz importante para o delineamento e desenvolvimento de uma leitura de qualidade. Considerando esses aspectos, foi realizada uma revisão sistemática com o objetivo de identificar e analisar plataformas e aplicativos de leitura digital destinados ao público infantil, que estão sendo utilizados no Brasil nos últimos 5 anos. Após análises iniciais e aplicação de critérios de inclusão e exclusão, foram verificados 19 artigos em sua íntegra. Os manuscritos identificados foram publicados em Português nas bases de dados SciELO, INDEXPSI, LILACS, PePSIC e nos periódicos CAPES. Observou-se a prevalência de estudos empíricos, realizados em contexto escolar e uma variedade de tecnologias/produtos digitais nos quais é possível realizar atividades que envolvam o uso da leitura. Verificou-se que esses aplicativos ainda precisam de aprimoramento, especialmente no que tange os requisitos de transição, tão importantes para o engajamento das crianças na leitura digital, bem como na acessibilidade, visto que os recursos digitais podem favorecê-la, embora, conforme observa-se, não estejam sendo bem aproveitados. Desse modo, verifica-se a necessidade de mais estudos na área com diferentes grupos amostrais e metodologias focando em melhorar cada vez mais a experiência em leitura digital."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID13917_TB2421_05052023082747.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELA VITORIA"
    "autor_nome_curto" => "Isabela Vitoria"
    "autor_email" => "isabelacjeanss@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A era digital já é uma realidade na qual cada vez mais é necessário compreender as mudanças ocasionadas pelo seu surgimento e presença nos nossos dias. Observa-se que no campo da leitura já é possível perceber os impactos provocados pelo uso de tecnologias diversas, incluindo as que estão em ascensão, como é o caso de aplicativos literários. A habilidade de ler é significativa para o desenvolvimento cognitivo e social do ser humano, portanto, é imprescindível que profissionais e pesquisadores busquem compreender os aspectos modificadores da aquisição desse processo na atualidade, esse rastreio se faz importante para o delineamento e desenvolvimento de uma leitura de qualidade. Considerando esses aspectos, foi realizada uma revisão sistemática com o objetivo de identificar e analisar plataformas e aplicativos de leitura digital destinados ao público infantil, que estão sendo utilizados no Brasil nos últimos 5 anos. Após análises iniciais e aplicação de critérios de inclusão e exclusão, foram verificados 19 artigos em sua íntegra. Os manuscritos identificados foram publicados em Português nas bases de dados SciELO, INDEXPSI, LILACS, PePSIC e nos periódicos CAPES. Observou-se a prevalência de estudos empíricos, realizados em contexto escolar e uma variedade de tecnologias/produtos digitais nos quais é possível realizar atividades que envolvam o uso da leitura. Verificou-se que esses aplicativos ainda precisam de aprimoramento, especialmente no que tange os requisitos de transição, tão importantes para o engajamento das crianças na leitura digital, bem como na acessibilidade, visto que os recursos digitais podem favorecê-la, embora, conforme observa-se, não estejam sendo bem aproveitados. Desse modo, verifica-se a necessidade de mais estudos na área com diferentes grupos amostrais e metodologias focando em melhorar cada vez mais a experiência em leitura digital.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.