O presente trabalho consiste em uma produção didático-pedagógica a respeito do tema: Escola pública de educação básica: educação inclusiva à luz das políticas educacionais no Brasil, e tem como objetivo dissertar sobre a oferta da Educação Especial na rede regular de ensino, a partir da perspectiva da educação inclusiva, tendo em vista as políticas e legislações educacionais que garantem essa oferta. O referencial teórico utilizado pauta-se principalmente: na concepção de Educação Especial e Educação Inclusiva, na oferta da Educação Especial em instituições de ensino regulares e não regulares; e no preparo de docentes para lidar com alunos Público Alvo da Educação Especial. Para isso, recorremos especialmente a Maria Teresa Égler Mantoan, David Rodrigues, Lev Semenovitch Vigotski, além de documentos e leis, como: a Lei de Bases e Diretrizes da Educação Nacional, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência; Políticas Nacionais de Educação Especial de 2008 e de 2020, entre outros. O delineamento metodológico adotado foi o levantamento bibliográfico, realizado a partir das bases de dados eletrônicas: Repositório Institucional da UNESP e Google Acadêmico. O levantamento bibliográfico auxiliou na compreensão do assunto abordado, garantindo que o problema fosse formulado de maneira clara e precisa. Os resultados evidenciaram a presença, ainda muito enraizada, de preconceitos, estigmas e paradigmas no âmbito educacional atual, especialmente no que diz respeito à formulação de documentos que contemplem a Educação Especial numa perspectiva inclusiva. Tal cenário, no entanto, possui caráter demasiadamente complexo, uma vez que sua origem advém de vários contextos, como a escola, a universidade e as instâncias governamentais. Percebe-se que há um longo caminho a percorrer em busca da construção de uma escola e de uma sociedade inclusiva.