COSTA, Marly Soares Da et al.. Teatrando e educando. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/94925>. Acesso em: 23/12/2024 01:35
O projeto iniciou em sala de aula, na disciplina de História da Educação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação Ciência e tecnologia do Maranhão - IFMA – Campus Barreirinhas onde um grupo de alunos fez um improviso teatral explicando a educação no Período Medieval. Observou-se que dentre os problemas no meio acadêmico está a dificuldade de absorver conhecimentos de forma objetiva e bem estruturada, que possam ser compartilhadas com fácil compreensão. Portanto, O projeto Teatro na Educação tem como objetivo principal educar, promovendo reflexões críticas e criativas sobre temas sociais e urgentes do contexto político, socioeconômico, cultural e ambiental de forma comprometida, mas descontraída e lúdica. Uma turma de acadêmicos foi provocada durante a aula de História da Educação a propor uma reflexão acerca de uma temática de cunho social que requer urgência e reparação em nosso contexto a ser socializado com toda comunidade acadêmica do referido Campus. Em discussão com a turma chegou-se à conclusão de que o tema urgente seria o desmatamento no Brasil: suas causas, impactos, cuidados e prevenções. Após pesquisas sobre o tema decidiu-se por discutir o conteúdo através de um improviso teatral intitulado Conferência Brasileira sobre Desmatamento Ambiental. A apresentação teve boa receptividade do público estudantil, atraiu a participação e interação com o elenco, propiciando a sensibilização acerca dos males causados e conscientização sobre novas práticas de conservação do meio ambiente. A atividade transformou-se num projeto de ensino da Instituição educando através da Arte.