EXPLORANDO O CONCEITO DE POLINÔMIOS POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CONSTRUINDO CONHECIMENTOS NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100924 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8534 "inscrito_id" => 25389 "titulo" => "EXPLORANDO O CONCEITO DE POLINÔMIOS POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CONSTRUINDO CONHECIMENTOS NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA." "resumo" => "O ensino de Matemática enfrenta desafios consideráveis na atualidade, com muitos alunos percebendo a disciplina como complexa e carente de motivação durante as atividades em sala de aula. Nesse contexto, a abordagem da Sequência Didática (SD) surge como uma possibilidade metodologia, buscando aprimorar o processo de aprendizado. Através dessa estratégia, os educadores têm a oportunidade de criar um ambiente de ensino dinâmico e interativo, auxiliando os alunos para lidar com os desafios da sociedade contemporânea. Este estudo propõe refletir sobre a elaboração de uma SD com ênfase no ensino de polinômios por meio de um jogo educativo, examinando e elencando possíveis benefícios que essa abordagem pode trazer para o processo de aprendizagem dos alunos. Alinhado com os princípios da pesquisa qualitativa, o trabalho foi conduzido no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP), Núcleo Matemática, em uma instituição de ensino localizada na região Centro-Sul do interior do Ceará. As aulas da SD foram ministradas para uma turma de 32 alunos do quinto semestre do curso de Ensino Médio Integrado à Mecânica. A diversidade de perfis da turma foi evidente, com alguns estudantes enfrentando desafios na compreensão dos conceitos fundamentais, enquanto outros demonstravam maior facilidade. A sequência contemplou tópicos como introdução aos polinômios, operações envolvendo polinômios e a técnica de fatoração. Durante a implementação da SD, o destaque foi a exploração do jogo educativo, uma abordagem lúdica que despertou um notável engajamento e interesse por parte dos alunos. Essa observação reforça a conclusão de que a incorporação de jogos como ferramenta pedagógica pode desempenhar um papel significativo na construção do conhecimento matemático, contribuindo para uma experiência de aprendizado mais rica e eficaz." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID25389_TB8534_04102023144054.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA RONEIDE BATISTA FELIPE" "autor_nome_curto" => "Roneide" "autor_email" => "batistaroneide7@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100924 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8534 "inscrito_id" => 25389 "titulo" => "EXPLORANDO O CONCEITO DE POLINÔMIOS POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CONSTRUINDO CONHECIMENTOS NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA." "resumo" => "O ensino de Matemática enfrenta desafios consideráveis na atualidade, com muitos alunos percebendo a disciplina como complexa e carente de motivação durante as atividades em sala de aula. Nesse contexto, a abordagem da Sequência Didática (SD) surge como uma possibilidade metodologia, buscando aprimorar o processo de aprendizado. Através dessa estratégia, os educadores têm a oportunidade de criar um ambiente de ensino dinâmico e interativo, auxiliando os alunos para lidar com os desafios da sociedade contemporânea. Este estudo propõe refletir sobre a elaboração de uma SD com ênfase no ensino de polinômios por meio de um jogo educativo, examinando e elencando possíveis benefícios que essa abordagem pode trazer para o processo de aprendizagem dos alunos. Alinhado com os princípios da pesquisa qualitativa, o trabalho foi conduzido no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP), Núcleo Matemática, em uma instituição de ensino localizada na região Centro-Sul do interior do Ceará. As aulas da SD foram ministradas para uma turma de 32 alunos do quinto semestre do curso de Ensino Médio Integrado à Mecânica. A diversidade de perfis da turma foi evidente, com alguns estudantes enfrentando desafios na compreensão dos conceitos fundamentais, enquanto outros demonstravam maior facilidade. A sequência contemplou tópicos como introdução aos polinômios, operações envolvendo polinômios e a técnica de fatoração. Durante a implementação da SD, o destaque foi a exploração do jogo educativo, uma abordagem lúdica que despertou um notável engajamento e interesse por parte dos alunos. Essa observação reforça a conclusão de que a incorporação de jogos como ferramenta pedagógica pode desempenhar um papel significativo na construção do conhecimento matemático, contribuindo para uma experiência de aprendizado mais rica e eficaz." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID25389_TB8534_04102023144054.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA RONEIDE BATISTA FELIPE" "autor_nome_curto" => "Roneide" "autor_email" => "batistaroneide7@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }