Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DA PALAVRA À AÇÃO - RELATO DOCENTE DE PROCESSO DE CRIAÇÃO CÊNICA A PARTIR DO TEXTO CORDEL DO AMOR SEM FIM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96036
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1822
    "inscrito_id" => 11765
    "titulo" => "DA PALAVRA À AÇÃO - RELATO DOCENTE DE PROCESSO DE CRIAÇÃO CÊNICA A PARTIR DO TEXTO CORDEL DO AMOR SEM FIM"
    "resumo" => "O texto dramático ainda é considerado importante elemento em processos de criação cênica, seja em grupos profissionais, amadores ou espaços não-convencionais de labor cênico, como o ambiente escolar. A partir dele, é possível conhecer tanto sobre a teoria do drama quanto a interpretação, a direção e os elementos estéticos sugeridos. Considerando as potencialidades pedagógicas deflagradas a partir da dramaturgia, o presente estudo relata escolhas e percursos didáticos para montagem de um exercício cênico a partir do texto Cordel Do Amor Sem Fim, escrito por Cláudia Barral, com uma turma de terceiro ano, na Escola Estadual Senador Rui Palmeira, município de Arapiraca, Alagoas, em 2022, na disciplina intitulada Projetos Integradores. Valorizando os saberes dos participantes numa metodologia participativa, as etapas do processo foram segmentadas e nomeadas de Leitura Dramática, Alquimia da Cena, Labor(Ação) e Apresentação. Em cada etapa descrita, sempre em primeira pessoa, como um narrador-personagem que dirigiu o exercício cênico, portanto, um elemento intrínseco à construção teatral relatada, usa-se referências da pedagogia teatral nordestina, como Alexandra Dumas e Célida Salume. Por fim, o relato referido compartilha de um exercício teatral exitoso no ambiente escolar ao mesmo tempo em que reflete sobre o teatro, o ensino-aprendizagem, os processos artísticos democráticos e horizontais e as escolhas estéticas como escolhas políticas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11765_TB1822_10122023110721.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AUDEVAN CAIÇARA DE OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "AUDEVAN CAIÇARA"
    "autor_email" => "audevan@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE UNYLEYA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96036
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1822
    "inscrito_id" => 11765
    "titulo" => "DA PALAVRA À AÇÃO - RELATO DOCENTE DE PROCESSO DE CRIAÇÃO CÊNICA A PARTIR DO TEXTO CORDEL DO AMOR SEM FIM"
    "resumo" => "O texto dramático ainda é considerado importante elemento em processos de criação cênica, seja em grupos profissionais, amadores ou espaços não-convencionais de labor cênico, como o ambiente escolar. A partir dele, é possível conhecer tanto sobre a teoria do drama quanto a interpretação, a direção e os elementos estéticos sugeridos. Considerando as potencialidades pedagógicas deflagradas a partir da dramaturgia, o presente estudo relata escolhas e percursos didáticos para montagem de um exercício cênico a partir do texto Cordel Do Amor Sem Fim, escrito por Cláudia Barral, com uma turma de terceiro ano, na Escola Estadual Senador Rui Palmeira, município de Arapiraca, Alagoas, em 2022, na disciplina intitulada Projetos Integradores. Valorizando os saberes dos participantes numa metodologia participativa, as etapas do processo foram segmentadas e nomeadas de Leitura Dramática, Alquimia da Cena, Labor(Ação) e Apresentação. Em cada etapa descrita, sempre em primeira pessoa, como um narrador-personagem que dirigiu o exercício cênico, portanto, um elemento intrínseco à construção teatral relatada, usa-se referências da pedagogia teatral nordestina, como Alexandra Dumas e Célida Salume. Por fim, o relato referido compartilha de um exercício teatral exitoso no ambiente escolar ao mesmo tempo em que reflete sobre o teatro, o ensino-aprendizagem, os processos artísticos democráticos e horizontais e as escolhas estéticas como escolhas políticas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11765_TB1822_10122023110721.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AUDEVAN CAIÇARA DE OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "AUDEVAN CAIÇARA"
    "autor_email" => "audevan@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE UNYLEYA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O texto dramático ainda é considerado importante elemento em processos de criação cênica, seja em grupos profissionais, amadores ou espaços não-convencionais de labor cênico, como o ambiente escolar. A partir dele, é possível conhecer tanto sobre a teoria do drama quanto a interpretação, a direção e os elementos estéticos sugeridos. Considerando as potencialidades pedagógicas deflagradas a partir da dramaturgia, o presente estudo relata escolhas e percursos didáticos para montagem de um exercício cênico a partir do texto Cordel Do Amor Sem Fim, escrito por Cláudia Barral, com uma turma de terceiro ano, na Escola Estadual Senador Rui Palmeira, município de Arapiraca, Alagoas, em 2022, na disciplina intitulada Projetos Integradores. Valorizando os saberes dos participantes numa metodologia participativa, as etapas do processo foram segmentadas e nomeadas de Leitura Dramática, Alquimia da Cena, Labor(Ação) e Apresentação. Em cada etapa descrita, sempre em primeira pessoa, como um narrador-personagem que dirigiu o exercício cênico, portanto, um elemento intrínseco à construção teatral relatada, usa-se referências da pedagogia teatral nordestina, como Alexandra Dumas e Célida Salume. Por fim, o relato referido compartilha de um exercício teatral exitoso no ambiente escolar ao mesmo tempo em que reflete sobre o teatro, o ensino-aprendizagem, os processos artísticos democráticos e horizontais e as escolhas estéticas como escolhas políticas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.