Considerada uma das principais classes gramaticais abertas (BATISTA, 2013), o substantivo é componente importante do currículo escolar no que se refere ao campo do ensino de análise linguística. Desse modo, ao longo da história, estudiosos, direcionados por diferentes paradigmas e perspectivas, realizaram trabalhos que culminaram na classificação dos substantivos que é transposta nas instituições de educação básica — o que é alvo de análise para profissionais em formação. A perspectiva através da qual diferentes linguistas classificam e abordam a classe dos substantivos, em muito, afeta o aprendizado do aluno, motivo pelo qual estudantes e profissionais da língua buscam constantemente atualizar seus estudos sobre os objetivos e critérios de classificação e de uso de tais conceitos. Assim, este trabalho tem por objetivo refletir — do ponto de vista da formação de professores de Língua Portuguesa — sobre a abordagem dos substantivos como objeto de ensino em um livro didático de Português de volume único aprovado pelo PNLD, partindo das classificações construídas através dos critérios semântico, morfológico e sintático (BASÍLIO, 2011) e textual-discursivo (BUNZEN; NASCIMENTO, 2020). As considerações finais do trabalho contemplam as possibilidades para um ensino reflexivo de substantivos e as convergências e divergências da classificação e do trabalho da classe diante de tal proposta de ensino idealizada na formação de professores.