A Política de Assistência Estudantil (PAE) tem como objetivo viabilizar igualdade de oportunidades aos estudantes a partir de um conjunto ações que buscam garantir melhores condições de acesso, permanência e conclusão, prioritariamente aos que estão em condições socioeconômicas vulneráveis. O presente artigo aborda a relação dada entre o desempenho acadêmico e a situação de vulnerabilidade social. Analisa-se o impacto do recebimento dos auxílios sobre os índices de permanência no curso Técnico em Multimídia Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Paraíba, campus Cabedelo. Esta é uma pesquisa básica, de natureza quanti-qualitativa com abordagem exploratória. Utilizou-se os seguintes passos metodológicos: análise bibliográfica; levantamentos dos dados de permanência, evasão e conclusão a partir das informações disponibilizadas no Sistema Unificado da Administração Pública (SUAP). Para verificar o impacto da PAE na permanência dos estudantes na instituição, realizou-se a aplicação de questionário dos estudantes atendidos pelo programa ao longo do curso para verificar as influências da PAE para garantir a continuidade dos estudos e perspectiva de futuro. Quanto aos resultados observou-se que há interferência positiva dos benefícios recebidos pelos estudantes, influenciando em sua permanência e conclusão do curso. Para além da qualidade do processo de ensino aprendizagem, a PAE também mostrou-se eficaz na vida familiar dos estudantes atendidos, alcançando os objetivos esperados pela política pública.