ANÁLISE DO IMPACTO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PARA A PERMANÊNCIA E CONCLUSÃO: UM OLHAR PARA O ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99249 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6058 "inscrito_id" => 20437 "titulo" => "ANÁLISE DO IMPACTO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PARA A PERMANÊNCIA E CONCLUSÃO: UM OLHAR PARA O ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A Política de Assistência Estudantil (PAE) tem como objetivo viabilizar igualdade de oportunidades aos estudantes a partir de um conjunto ações que buscam garantir melhores condições de acesso, permanência e conclusão, prioritariamente aos que estão em condições socioeconômicas vulneráveis. O presente artigo aborda a relação dada entre o desempenho acadêmico e a situação de vulnerabilidade social. Analisa-se o impacto do recebimento dos auxílios sobre os índices de permanência no curso Técnico em Multimídia Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Paraíba, campus Cabedelo. Esta é uma pesquisa básica, de natureza quanti-qualitativa com abordagem exploratória. Utilizou-se os seguintes passos metodológicos: análise bibliográfica; levantamentos dos dados de permanência, evasão e conclusão a partir das informações disponibilizadas no Sistema Unificado da Administração Pública (SUAP). Para verificar o impacto da PAE na permanência dos estudantes na instituição, realizou-se a aplicação de questionário dos estudantes atendidos pelo programa ao longo do curso para verificar as influências da PAE para garantir a continuidade dos estudos e perspectiva de futuro. Quanto aos resultados observou-se que há interferência positiva dos benefícios recebidos pelos estudantes, influenciando em sua permanência e conclusão do curso. Para além da qualidade do processo de ensino aprendizagem, a PAE também mostrou-se eficaz na vida familiar dos estudantes atendidos, alcançando os objetivos esperados pela política pública." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID20437_TB6058_04102023181820.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLY SAMARA DO NASCIMENTO SILVA" "autor_nome_curto" => "KELLY" "autor_email" => "kelly.silva@ifpb.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99249 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6058 "inscrito_id" => 20437 "titulo" => "ANÁLISE DO IMPACTO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PARA A PERMANÊNCIA E CONCLUSÃO: UM OLHAR PARA O ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A Política de Assistência Estudantil (PAE) tem como objetivo viabilizar igualdade de oportunidades aos estudantes a partir de um conjunto ações que buscam garantir melhores condições de acesso, permanência e conclusão, prioritariamente aos que estão em condições socioeconômicas vulneráveis. O presente artigo aborda a relação dada entre o desempenho acadêmico e a situação de vulnerabilidade social. Analisa-se o impacto do recebimento dos auxílios sobre os índices de permanência no curso Técnico em Multimídia Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Paraíba, campus Cabedelo. Esta é uma pesquisa básica, de natureza quanti-qualitativa com abordagem exploratória. Utilizou-se os seguintes passos metodológicos: análise bibliográfica; levantamentos dos dados de permanência, evasão e conclusão a partir das informações disponibilizadas no Sistema Unificado da Administração Pública (SUAP). Para verificar o impacto da PAE na permanência dos estudantes na instituição, realizou-se a aplicação de questionário dos estudantes atendidos pelo programa ao longo do curso para verificar as influências da PAE para garantir a continuidade dos estudos e perspectiva de futuro. Quanto aos resultados observou-se que há interferência positiva dos benefícios recebidos pelos estudantes, influenciando em sua permanência e conclusão do curso. Para além da qualidade do processo de ensino aprendizagem, a PAE também mostrou-se eficaz na vida familiar dos estudantes atendidos, alcançando os objetivos esperados pela política pública." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID20437_TB6058_04102023181820.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLY SAMARA DO NASCIMENTO SILVA" "autor_nome_curto" => "KELLY" "autor_email" => "kelly.silva@ifpb.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }