Tanto a Física como a música estão muito presentes em nossas vidas. No entanto, a música para a sociedade é vista como algo que traz alegria, descontração e reflexão, já a Física é taxada, por muitos, como algo chato e de difícil compreensão. Desta forma, é importante e enriquecedor compreender a importância da Física como parte da cultura contemporânea. Neste sentido, a presente pesquisa teve como intuito a construção de uma proposta metodológica para o ensino de Física, bem como articular os saberes entre Músicas Populares e seus conceitos. Com esse fim, foi disponibilizado para os alunos do Ensino Médio/Técnico da ETE de Caruaru Nelson Barbalho, um formulário online, na parte inicial tinha algumas músicas acompanhadas dos links de acesos, assim como as análises a partir de conceitos Físicos. Após ouvirem as músicas e lerem as análises, os/as estudantes foram direcionados a um questionário de caráter quantitativo elaborado com intuito de compreender se este método ajudou na compreensão de conceitos, se houve dificuldades durante o processo e se a sequência aplicada foi viável para fazer a junção de Ciências e Cultura. No geral, após a leitura das respostas, os participantes sentem muita dificuldade na compreensão e interpretação de conceitos físicos nas aulas, mas acharam viável o método cuja grande parte conseguiu compreender melhor a partir das análises dentro das músicas. Esse método de ensino é uma proposta para fugir da rotina metodista presente em sala de aula e valorizar os conhecimentos prévios dos alunos, proporcionando uma aula diferenciada e articulada ao dia a dia com algo que eles gostam tanto que é a música. Consequentemente, pensa-se que uma transposição didática, por mediação de músicas, seja capaz de despertar para a Física do cotidiano e possibilitar ao professor e aos estudantes uma sensibilização cultural de sucesso no ensino dos fenômenos físicos