GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE ENSINO ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99045 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5797 "inscrito_id" => 18611 "titulo" => "GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE ENSINO ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO" "resumo" => "O presente trabalho trata sobre a realização de uma pesquisa exploratória, visando entender as possibilidades e usabilidades do software GeoGebra enquanto ferramenta de ensino de matemática, utilizando-se da metodologia ativa de gamificação como base teórica e através da aplicação de jogos produzidos com o próprio GeoGebra. Em busca de conhecimentos sobre o tema, foram feitas pesquisas em diversos acervos bibliográficos científicos e acadêmicos, com a busca sendo resumida a pouco material encontrado, o que despertou a curiosidade destes pesquisadores. Através de extensivas pesquisas, leituras, revisão bibliográfica e práticas no uso do citado software, é possível enxergar as inúmeras possibilidades e aplicabilidades da metodologia ativa, tanto dentro de sala de aula como também em atividades, sempre com a mediação do docente no processo de aprendizagem para extrair dos jogos os objetivos e metas de aprendizagem que os alunos necessitarem. Dessa forma, os licenciandos optaram por não aplicar a referida metodologia em sala de aula, mas sim explorar as possibilidades e registrá-las, abrindo margem para que outros pesquisadores e estudantes possam conhecer as diversas formas de se utilizar os jogos feitos no GeoGebra com a finalidade de aprender e ensinar matemática ativamente. Ao final, os pesquisadores acreditam que puderam contribuir para a expansão de conhecimentos e modernização do ensino da matemática, fomentando o desenvolvimento das tendências de ensino da atualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18611_TB5797_20112023222937.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAUBER MATHEUS CABRAL DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FLAUBER" "autor_email" => "flauber17@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99045 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5797 "inscrito_id" => 18611 "titulo" => "GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE ENSINO ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO" "resumo" => "O presente trabalho trata sobre a realização de uma pesquisa exploratória, visando entender as possibilidades e usabilidades do software GeoGebra enquanto ferramenta de ensino de matemática, utilizando-se da metodologia ativa de gamificação como base teórica e através da aplicação de jogos produzidos com o próprio GeoGebra. Em busca de conhecimentos sobre o tema, foram feitas pesquisas em diversos acervos bibliográficos científicos e acadêmicos, com a busca sendo resumida a pouco material encontrado, o que despertou a curiosidade destes pesquisadores. Através de extensivas pesquisas, leituras, revisão bibliográfica e práticas no uso do citado software, é possível enxergar as inúmeras possibilidades e aplicabilidades da metodologia ativa, tanto dentro de sala de aula como também em atividades, sempre com a mediação do docente no processo de aprendizagem para extrair dos jogos os objetivos e metas de aprendizagem que os alunos necessitarem. Dessa forma, os licenciandos optaram por não aplicar a referida metodologia em sala de aula, mas sim explorar as possibilidades e registrá-las, abrindo margem para que outros pesquisadores e estudantes possam conhecer as diversas formas de se utilizar os jogos feitos no GeoGebra com a finalidade de aprender e ensinar matemática ativamente. Ao final, os pesquisadores acreditam que puderam contribuir para a expansão de conhecimentos e modernização do ensino da matemática, fomentando o desenvolvimento das tendências de ensino da atualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18611_TB5797_20112023222937.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAUBER MATHEUS CABRAL DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FLAUBER" "autor_email" => "flauber17@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }