O presente trabalho trata sobre a realização de uma pesquisa exploratória, visando entender as possibilidades e usabilidades do software GeoGebra enquanto ferramenta de ensino de matemática, utilizando-se da metodologia ativa de gamificação como base teórica e através da aplicação de jogos produzidos com o próprio GeoGebra. Em busca de conhecimentos sobre o tema, foram feitas pesquisas em diversos acervos bibliográficos científicos e acadêmicos, com a busca sendo resumida a pouco material encontrado, o que despertou a curiosidade destes pesquisadores. Através de extensivas pesquisas, leituras, revisão bibliográfica e práticas no uso do citado software, é possível enxergar as inúmeras possibilidades e aplicabilidades da metodologia ativa, tanto dentro de sala de aula como também em atividades, sempre com a mediação do docente no processo de aprendizagem para extrair dos jogos os objetivos e metas de aprendizagem que os alunos necessitarem. Dessa forma, os licenciandos optaram por não aplicar a referida metodologia em sala de aula, mas sim explorar as possibilidades e registrá-las, abrindo margem para que outros pesquisadores e estudantes possam conhecer as diversas formas de se utilizar os jogos feitos no GeoGebra com a finalidade de aprender e ensinar matemática ativamente. Ao final, os pesquisadores acreditam que puderam contribuir para a expansão de conhecimentos e modernização do ensino da matemática, fomentando o desenvolvimento das tendências de ensino da atualidade.