O presente trabalho tem o objetivo de apresentar alguns resultados preliminares, decorrentes da pesquisa que se encontra em andamento, vinculado ao Mestrado Profissional em Educação Inclusiva, da Universidade do Estado de Santa Catarina. O estudo centra-se em identificar estratégias que se utilizam de recursos pedagógicos que auxiliam na prática pedagógica da contação de histórias para crianças autistas na educação infantil. O desenvolvimento metodológico segue com a pesquisa exploratória de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica e também se pauta na pesquisa-ação, a partir das contribuições de Thiollent (2011). Por se tratar de uma pesquisa que possui um caráter participativo, adotamos o método da suspensão fenomenológica de Gomes (2004, 2015), bem como, o envolvimento existencial e o distanciamento reflexivo de Forghieri (2002), por meio das memórias, diário de campo e vivências da pesquisadora. Com base nas primeiras análises, constatamos que a narração de histórias com recursos pedagógicos pode ser uma alternativa para despertar o interesse das crianças autistas na educação infantil, justamente, por possibilitar ao mediador intervir, ao longo da contação da história para ampliar a compreensão e a interação das crianças no mundo de fantasias e descobertas. Nesse sentido, percebe-se que a contação de histórias, subsidiadas pelo uso de recursos pedagógico e didáticos, pode influenciar de modo positivo no desenvolvimento das crianças na educação infantil, especialmente, de crianças autistas.