Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RECURSOS PEDAGÓGICOS NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100696
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8110
    "inscrito_id" => 17772
    "titulo" => "RECURSOS PEDAGÓGICOS NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O presente trabalho tem o objetivo de apresentar alguns resultados preliminares, decorrentes da pesquisa que se encontra em andamento, vinculado ao Mestrado Profissional em Educação Inclusiva, da Universidade do Estado de Santa Catarina. O estudo centra-se em identificar estratégias que se utilizam de recursos pedagógicos que auxiliam na prática pedagógica da contação de histórias para crianças autistas na educação infantil. O desenvolvimento metodológico segue com a pesquisa exploratória de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica e também se pauta na pesquisa-ação, a partir das contribuições de Thiollent (2011). Por se tratar de uma pesquisa que possui um caráter participativo, adotamos o método da suspensão fenomenológica de Gomes (2004, 2015), bem como, o envolvimento existencial e o distanciamento reflexivo de Forghieri (2002), por meio das memórias, diário de campo e vivências da pesquisadora. Com base nas primeiras análises, constatamos que a narração de histórias com recursos pedagógicos pode ser uma alternativa para despertar o interesse das crianças autistas na educação infantil, justamente, por possibilitar ao mediador intervir, ao longo da contação da história para ampliar a compreensão e a interação das crianças no mundo de fantasias e descobertas. Nesse sentido, percebe-se que a contação de histórias, subsidiadas pelo uso de recursos pedagógico e didáticos, pode influenciar de modo positivo no desenvolvimento das crianças na educação infantil, especialmente, de crianças autistas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID17772_TB8110_04082023191911.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUSSARA MACHADO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JUSSARA"
    "autor_email" => "ferreirajussara303@gmail."
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100696
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8110
    "inscrito_id" => 17772
    "titulo" => "RECURSOS PEDAGÓGICOS NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O presente trabalho tem o objetivo de apresentar alguns resultados preliminares, decorrentes da pesquisa que se encontra em andamento, vinculado ao Mestrado Profissional em Educação Inclusiva, da Universidade do Estado de Santa Catarina. O estudo centra-se em identificar estratégias que se utilizam de recursos pedagógicos que auxiliam na prática pedagógica da contação de histórias para crianças autistas na educação infantil. O desenvolvimento metodológico segue com a pesquisa exploratória de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica e também se pauta na pesquisa-ação, a partir das contribuições de Thiollent (2011). Por se tratar de uma pesquisa que possui um caráter participativo, adotamos o método da suspensão fenomenológica de Gomes (2004, 2015), bem como, o envolvimento existencial e o distanciamento reflexivo de Forghieri (2002), por meio das memórias, diário de campo e vivências da pesquisadora. Com base nas primeiras análises, constatamos que a narração de histórias com recursos pedagógicos pode ser uma alternativa para despertar o interesse das crianças autistas na educação infantil, justamente, por possibilitar ao mediador intervir, ao longo da contação da história para ampliar a compreensão e a interação das crianças no mundo de fantasias e descobertas. Nesse sentido, percebe-se que a contação de histórias, subsidiadas pelo uso de recursos pedagógico e didáticos, pode influenciar de modo positivo no desenvolvimento das crianças na educação infantil, especialmente, de crianças autistas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID17772_TB8110_04082023191911.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUSSARA MACHADO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JUSSARA"
    "autor_email" => "ferreirajussara303@gmail."
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar alguns resultados preliminares, decorrentes da pesquisa que se encontra em andamento, vinculado ao Mestrado Profissional em Educação Inclusiva, da Universidade do Estado de Santa Catarina. O estudo centra-se em identificar estratégias que se utilizam de recursos pedagógicos que auxiliam na prática pedagógica da contação de histórias para crianças autistas na educação infantil. O desenvolvimento metodológico segue com a pesquisa exploratória de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica e também se pauta na pesquisa-ação, a partir das contribuições de Thiollent (2011). Por se tratar de uma pesquisa que possui um caráter participativo, adotamos o método da suspensão fenomenológica de Gomes (2004, 2015), bem como, o envolvimento existencial e o distanciamento reflexivo de Forghieri (2002), por meio das memórias, diário de campo e vivências da pesquisadora. Com base nas primeiras análises, constatamos que a narração de histórias com recursos pedagógicos pode ser uma alternativa para despertar o interesse das crianças autistas na educação infantil, justamente, por possibilitar ao mediador intervir, ao longo da contação da história para ampliar a compreensão e a interação das crianças no mundo de fantasias e descobertas. Nesse sentido, percebe-se que a contação de histórias, subsidiadas pelo uso de recursos pedagógico e didáticos, pode influenciar de modo positivo no desenvolvimento das crianças na educação infantil, especialmente, de crianças autistas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.