O presente artigo versa sobre o ato de repensar práticas pedagógicas que promovam a igualdade racial na Educação Infantil tendo como espaço de atuação a formação continuada.Trata da importância já nesta etapa de ensino o estudo dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento voltados às possibilidades didáticas em processos de formação continuada, com práticas vinculadas a intencionalidade pedagógica no trato do campo de experiência o Eu, o Outro e o Nós que estimulam a interação com os pares e com os adultos na constituição dos modos de agir, sentir e pensar. Para tanto, como estratégia metodológica foi formulada e aplicada uma formação continuada em Rede para docentes que atuam na educação infantil. Nesta foi entregue um questionário no qual foi solicitada a construção e execução de um plano de aula que tivesse como tema central a ampliação do modo de perceber a si mesmas e ao outro, valorizar sua identidade, respeitar os outros e reconhecer as diferenças que nos constituem como seres humanos nas experiências vivenciadas pelas crianças. Assim como, estudo bibliográfico e documental normativos que dialogam sobre a temática por meio da Lei 10.639/2003, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura AfroBrasileira e Africana, BNCC(2017), além de autores renomados como Gomes (2002,2005), Cavallieiro (2001), Munanga (2005), Imbernón (2020). Os resultados apontam que se faz necessária a ampliação das concepções docentes sobre as possibilidades didáticas acerca do trabalho dos conhecimentos vinculados à questão racial para as vivências das experiências sociais já na educação infantil, assim como a ampliação da obrigatoriedade do estudo das questões raciais nesta etapa de ensino na forma da lei