Atualmente a inclusão de alunos com alguma deficiência nos espaços educacionais tem sido temática para inúmeras discussões, em que se faz necessário que não só os espaços físicos, mas também os recursos pedagógicos e os recursos humanos, estejam preparados para receber esses educandos e efetivamente inseri-los no processo ensino-aprendizagem. Este artigo tem como objetivo refletir sobre a inclusão de alunos com deficiência visual inseridos em espaços educacionais, promovendo o uso da informática como instrumento pedagógico, a fim de desenvolver habilidades e conhecimentos através do uso do computador, estimulando o ensino-aprendizagem. Este trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica em livros e artigos que contribuíram para a compreensão do tema e um estudo de caso realizado no IFBA campus Jacobina no curso de Informática na forma subsequente, com um aluno deficiente visual. Durante o período do estudo de caso, o atendimento educacional especializado para estudantes com deficiência visual/cegueira foi realizado com a adaptação de recursos de tecnologia (ferramentas computacionais, como leitores de tela), e com a confecção de painéis táteis em braile. Essas adaptações proporcionam os diferentes meios de acesso do estudante cego ao conhecimento, respeitando suas limitações. Os resultados da pesquisa indicam que os objetivos foram alcançados, pois a inclusão foi promovida ao estudante por meio das aulas (momentos de inclusão com o restante da turma), atendimentos educacionais especializados e adaptações de metodologias e materiais pedagógicos. Este trabalho limitou-se ao componente curricular Web Design, porém os produtos pedagógicos e relatos das lições aprendidas são valiosas ferramentas de promoção da inclusão de estudantes cegos e podem ser aproveitados em outros componentes curriculares ou cursos.