Os Estágios Supervisionados e os programas de inserção à docência, no caso das licenciaturas, podem colaborar com os docentes e professores iniciantes a entender e refletir sobre o trabalho pedagógico no âmbito escolar. O objetivo deste trabalho é compreender as contribuições dos programas de inserção à docência e dos Estágios Supervisionados para professoras no início da carreira. O percurso metodológico utilizado neste estudo é de natureza qualitativa, onde se permite compreender de diferentes maneiras e possibilidades o fenômeno pesquisado. Os dados foram coletados através de formulários produzidos na plataforma Google Forms para professoras no início de carreira que participaram de programas de inserção à docência como PIBID e Residência Pedagógica. Como suporte teórico, utilizamos as ideias defendidas por: Barros (2011), Barroso (2022), Braga (2012), Cardoso (2020), Godoy (2005), Ilha e Hypolito (2014), Paniago, Sarmento e Rocha (2017, 2018), Pimenta e Lima (2019), Tardif (2002) entre outros autores. Os resultados demonstram que as contribuições dos programas de inserção à docência e dos Estágios Supervisionados Obrigatórios são evidentes e auxiliam no processo introdutório à docência, pois permitem ao estudante de graduação o contato direto com o ambiente escolar e com a realidade vivenciada na sala de aula, porém, ainda é insuficiente para auxiliar de forma efetiva o professor em início de carreira a superar as suas dificuldades.