A MÚSICA COMO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9918 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 598 "inscrito_id" => 390 "titulo" => "A MÚSICA COMO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA" "resumo" => "O trabalho tem por intenção central enfatizar o uso da música em sala de aula, como proposta complementar e metodologia do ensino para a História. Na perspectiva de mostrar o quanto a música pode despertar o interesse do aluno pela aprendizagem dos conteúdos e tornar evidente que os professores devem e precisam adquirir consciência, investindo neste novo elemento. Tendo a experiência vivenciada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho por meio de oficinas realizadas pelos graduandos em História da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a docência (PIBID), financiada pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES). As oficinas realizadas tiveram como tema: A revolução Industrial e o papel da mulher, e utilizaram como base conceitual as pedagogias ativas, nas quais os alunos participam da elaboração dos conhecimentos. Como recursos metodológicos foram utilizadas imagens, filmes e a música. Com a leitura desses documentos procuramos desenvolver processos de reflexão sobre a situação da mulher no século XXI, e de sua ascensão no mercado de trabalho. Este estudo proporcionou que ocorressem reflexões sobre o tema da revolução industrial, trazendo suas lutas e conquistas, como também o preconceito social enfrentado pelas mulheres ao longo do tempo. De acordo com a observação dos resultados obtidos, é possível reunir dentro da mesma situação o divertir-se e o aprender e que a música não é apenas um mero passatempo, mas sim objeto de grande valia na aprendizagem dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "ENSINO, METODOLOGIA, SENSO CRÍTICO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_10_40_06_idinscrito_390_d8a181e031f3b86afff0331e79e3d3b5.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEDICLEISON PEREIRA DA SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "JEDICLEISON" "autor_email" => "cleisonmusic@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9918 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 598 "inscrito_id" => 390 "titulo" => "A MÚSICA COMO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA" "resumo" => "O trabalho tem por intenção central enfatizar o uso da música em sala de aula, como proposta complementar e metodologia do ensino para a História. Na perspectiva de mostrar o quanto a música pode despertar o interesse do aluno pela aprendizagem dos conteúdos e tornar evidente que os professores devem e precisam adquirir consciência, investindo neste novo elemento. Tendo a experiência vivenciada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho por meio de oficinas realizadas pelos graduandos em História da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a docência (PIBID), financiada pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES). As oficinas realizadas tiveram como tema: A revolução Industrial e o papel da mulher, e utilizaram como base conceitual as pedagogias ativas, nas quais os alunos participam da elaboração dos conhecimentos. Como recursos metodológicos foram utilizadas imagens, filmes e a música. Com a leitura desses documentos procuramos desenvolver processos de reflexão sobre a situação da mulher no século XXI, e de sua ascensão no mercado de trabalho. Este estudo proporcionou que ocorressem reflexões sobre o tema da revolução industrial, trazendo suas lutas e conquistas, como também o preconceito social enfrentado pelas mulheres ao longo do tempo. De acordo com a observação dos resultados obtidos, é possível reunir dentro da mesma situação o divertir-se e o aprender e que a música não é apenas um mero passatempo, mas sim objeto de grande valia na aprendizagem dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "ENSINO, METODOLOGIA, SENSO CRÍTICO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_10_40_06_idinscrito_390_d8a181e031f3b86afff0331e79e3d3b5.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEDICLEISON PEREIRA DA SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "JEDICLEISON" "autor_email" => "cleisonmusic@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }