FERREIRA, Rafael De Farias. A mediação psicopedagógica na educação infantil. Anais IV ENID / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/10101>. Acesso em: 20/11/2024 00:57
O presente estudo tem como objetivo principal, identificar no processo de mediação da aprendizagem as contribuições que a Psicopedagogia tem oportunizado aos alunos da Creche Municipal Claudina Bezerra Cavalcante, localizada no município de São João do Tigre – PB. O trabalho contextualiza as estruturas que ocasionam o desenvolvimento humano durante a infância e denuncia por meio dos dados do Relatório de Avaliação da Educação Infantil no Brasil, que a falta de uma supervisão e um currículo mal elaborado sem intenções pedagógicas estão dificultando as aprendizagens em torno da Educação Infantil. Em seguida, evidencia a importância da Psicopedagogia para o acompanhamento preventivo e terapêutico em alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem. A partir do estudo de caso, observa-se que dados do ambiente familiar e do ambiente escolar são relevantes para a construção de um diagnóstico, e, consequentemente no planejamento de uma intervenção que contribua para o processo aquisitivo de aprendizagem. Os resultados das intervenções psicopedagógicas, revelaram que houve uma melhora nos aspectos cognitivos, sociais e afetivos do aluno sujeito desta pesquisa. Sendo assim, nota-se que as mediações psicopedagógicas é um recurso fundamental para reverter o quadro de precarização da Educação Infantil.