A MEDIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10101 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 816 "inscrito_id" => 74 "titulo" => "A MEDIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo principal, identificar no processo de mediação da aprendizagem as contribuições que a Psicopedagogia tem oportunizado aos alunos da Creche Municipal Claudina Bezerra Cavalcante, localizada no município de São João do Tigre – PB. O trabalho contextualiza as estruturas que ocasionam o desenvolvimento humano durante a infância e denuncia por meio dos dados do Relatório de Avaliação da Educação Infantil no Brasil, que a falta de uma supervisão e um currículo mal elaborado sem intenções pedagógicas estão dificultando as aprendizagens em torno da Educação Infantil. Em seguida, evidencia a importância da Psicopedagogia para o acompanhamento preventivo e terapêutico em alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem. A partir do estudo de caso, observa-se que dados do ambiente familiar e do ambiente escolar são relevantes para a construção de um diagnóstico, e, consequentemente no planejamento de uma intervenção que contribua para o processo aquisitivo de aprendizagem. Os resultados das intervenções psicopedagógicas, revelaram que houve uma melhora nos aspectos cognitivos, sociais e afetivos do aluno sujeito desta pesquisa. Sendo assim, nota-se que as mediações psicopedagógicas é um recurso fundamental para reverter o quadro de precarização da Educação Infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "DESENVOLVIMENTO, EDUCAÇÃO INFANTIL, MEDIAÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_23_21_42_idinscrito_74_17ede6f8ec5452c851a05a520b02248c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL DE FARIAS FERREIRA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL FERREIRA" "autor_email" => "rafaelgeografopb@yahoo.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10101 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 816 "inscrito_id" => 74 "titulo" => "A MEDIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo principal, identificar no processo de mediação da aprendizagem as contribuições que a Psicopedagogia tem oportunizado aos alunos da Creche Municipal Claudina Bezerra Cavalcante, localizada no município de São João do Tigre – PB. O trabalho contextualiza as estruturas que ocasionam o desenvolvimento humano durante a infância e denuncia por meio dos dados do Relatório de Avaliação da Educação Infantil no Brasil, que a falta de uma supervisão e um currículo mal elaborado sem intenções pedagógicas estão dificultando as aprendizagens em torno da Educação Infantil. Em seguida, evidencia a importância da Psicopedagogia para o acompanhamento preventivo e terapêutico em alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem. A partir do estudo de caso, observa-se que dados do ambiente familiar e do ambiente escolar são relevantes para a construção de um diagnóstico, e, consequentemente no planejamento de uma intervenção que contribua para o processo aquisitivo de aprendizagem. Os resultados das intervenções psicopedagógicas, revelaram que houve uma melhora nos aspectos cognitivos, sociais e afetivos do aluno sujeito desta pesquisa. Sendo assim, nota-se que as mediações psicopedagógicas é um recurso fundamental para reverter o quadro de precarização da Educação Infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "DESENVOLVIMENTO, EDUCAÇÃO INFANTIL, MEDIAÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_23_21_42_idinscrito_74_17ede6f8ec5452c851a05a520b02248c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL DE FARIAS FERREIRA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL FERREIRA" "autor_email" => "rafaelgeografopb@yahoo.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }