Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE OROBÓ - PE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 18 - Educação Emocional
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99856
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6858
    "inscrito_id" => 7262
    "titulo" => "A CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE OROBÓ - PE"
    "resumo" => "Em uma sociedade na qual se percebe, cada vez mais, o distanciamento de valores como: ética, colaboração e diálogo, em que a violência passou a fazer parte do dia-a-dia nas ruas, família e instituições, gerando instabilidade, medo e insegurança, torna-se imprescindível desenvolver ações nas escolas que promovam uma cultura de paz. A referida ação foi desenvolvida em aulas da disciplina eletiva de Ética, Cidadania e Participação Social, componente curricular presente no Novo Ensino Médio. E teve como objetivo propor o diálogo, a discussão e a reflexão dos estudantes a respeito da importância da cultura de paz dentro e fora dos muros da escola, desencadeando assim, alternativas que visam e promovam a paz, tanto no meio escolar quanto em suas comunidades em geral. Trata-se de um relato de experiência vivenciado em consonância com o tema central, a cultura da paz nas escolas. Realizado na EREM Abílio de Souza Barbosa, escola da rede pública estadual de Pernambuco, localizada na zona urbana da cidade de Orobó – PE, com alunos do 2º ano do ensino médio do corrente ano. Evidencia-se que momentos dessa natureza possibilita aos estudantes uma sensibilização acerca do tema, a partir das reflexões fortalecendo a empatia ao próximo e tornando o aluno um sujeito promotor da paz, algo de grande relevância na sua formação, convívio social e enfrentamento das realidades atuais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID7262_TB6858_09122023182405.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS DE FIGUEIREDO ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS ANDRADE"
    "autor_email" => "marcos.andrade20@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99856
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6858
    "inscrito_id" => 7262
    "titulo" => "A CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE OROBÓ - PE"
    "resumo" => "Em uma sociedade na qual se percebe, cada vez mais, o distanciamento de valores como: ética, colaboração e diálogo, em que a violência passou a fazer parte do dia-a-dia nas ruas, família e instituições, gerando instabilidade, medo e insegurança, torna-se imprescindível desenvolver ações nas escolas que promovam uma cultura de paz. A referida ação foi desenvolvida em aulas da disciplina eletiva de Ética, Cidadania e Participação Social, componente curricular presente no Novo Ensino Médio. E teve como objetivo propor o diálogo, a discussão e a reflexão dos estudantes a respeito da importância da cultura de paz dentro e fora dos muros da escola, desencadeando assim, alternativas que visam e promovam a paz, tanto no meio escolar quanto em suas comunidades em geral. Trata-se de um relato de experiência vivenciado em consonância com o tema central, a cultura da paz nas escolas. Realizado na EREM Abílio de Souza Barbosa, escola da rede pública estadual de Pernambuco, localizada na zona urbana da cidade de Orobó – PE, com alunos do 2º ano do ensino médio do corrente ano. Evidencia-se que momentos dessa natureza possibilita aos estudantes uma sensibilização acerca do tema, a partir das reflexões fortalecendo a empatia ao próximo e tornando o aluno um sujeito promotor da paz, algo de grande relevância na sua formação, convívio social e enfrentamento das realidades atuais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID7262_TB6858_09122023182405.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS DE FIGUEIREDO ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS ANDRADE"
    "autor_email" => "marcos.andrade20@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Em uma sociedade na qual se percebe, cada vez mais, o distanciamento de valores como: ética, colaboração e diálogo, em que a violência passou a fazer parte do dia-a-dia nas ruas, família e instituições, gerando instabilidade, medo e insegurança, torna-se imprescindível desenvolver ações nas escolas que promovam uma cultura de paz. A referida ação foi desenvolvida em aulas da disciplina eletiva de Ética, Cidadania e Participação Social, componente curricular presente no Novo Ensino Médio. E teve como objetivo propor o diálogo, a discussão e a reflexão dos estudantes a respeito da importância da cultura de paz dentro e fora dos muros da escola, desencadeando assim, alternativas que visam e promovam a paz, tanto no meio escolar quanto em suas comunidades em geral. Trata-se de um relato de experiência vivenciado em consonância com o tema central, a cultura da paz nas escolas. Realizado na EREM Abílio de Souza Barbosa, escola da rede pública estadual de Pernambuco, localizada na zona urbana da cidade de Orobó – PE, com alunos do 2º ano do ensino médio do corrente ano. Evidencia-se que momentos dessa natureza possibilita aos estudantes uma sensibilização acerca do tema, a partir das reflexões fortalecendo a empatia ao próximo e tornando o aluno um sujeito promotor da paz, algo de grande relevância na sua formação, convívio social e enfrentamento das realidades atuais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.