Em uma sociedade na qual se percebe, cada vez mais, o distanciamento de valores como: ética, colaboração e diálogo, em que a violência passou a fazer parte do dia-a-dia nas ruas, família e instituições, gerando instabilidade, medo e insegurança, torna-se imprescindível desenvolver ações nas escolas que promovam uma cultura de paz. A referida ação foi desenvolvida em aulas da disciplina eletiva de Ética, Cidadania e Participação Social, componente curricular presente no Novo Ensino Médio. E teve como objetivo propor o diálogo, a discussão e a reflexão dos estudantes a respeito da importância da cultura de paz dentro e fora dos muros da escola, desencadeando assim, alternativas que visam e promovam a paz, tanto no meio escolar quanto em suas comunidades em geral. Trata-se de um relato de experiência vivenciado em consonância com o tema central, a cultura da paz nas escolas. Realizado na EREM Abílio de Souza Barbosa, escola da rede pública estadual de Pernambuco, localizada na zona urbana da cidade de Orobó – PE, com alunos do 2º ano do ensino médio do corrente ano. Evidencia-se que momentos dessa natureza possibilita aos estudantes uma sensibilização acerca do tema, a partir das reflexões fortalecendo a empatia ao próximo e tornando o aluno um sujeito promotor da paz, algo de grande relevância na sua formação, convívio social e enfrentamento das realidades atuais.