Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO REMOTO E O USO DE TDIC NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM OLHARSOBRE A PRÁTICA DOCENTE NO 8º ANO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BELA VISTA DO MARANHÃO.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97253
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3454
    "inscrito_id" => 5835
    "titulo" => "O ENSINO REMOTO E O USO DE TDIC NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM OLHARSOBRE A PRÁTICA DOCENTE NO 8º ANO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BELA VISTA DO MARANHÃO."
    "resumo" => "Com a Pandemia ocasionada pelo surto da Covid-19, que teve seus primeiros casos nos primeiros meses de 2020, no oeste asiático e logo tornando-se uma pandemia mundial, as instituições de saúde precisaram impor medidas para a segurança da saúde da população. Uma das medidas iniciais adotadas foi o isolamento social estabelecido pela Organização Mundial da Saúde - OMS. Na educação não foi diferente, com as escolas fechadas, os profissionais da educação buscaram alternativas e modelos de ensino e aprendizagem que alcançassem os estudantes em seus lares. Essa medida impulsionou o uso das Tecnologias Digitais de Informações e Comunicação, que passaram a ser popularizada promovendo novas formas de socialização. Dessa forma, como os professores desenvolveram sua prática pedagógica no ensino de Matemática em aulas remotas? Que Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação auxiliaram à prática do professor? Este trabalho analisou a prática docente em relação a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no ensino de Matemática no contexto do Ensino Remoto em uma escola em rede pública, localizado na cidade de Bela Vista do Maranhão - MA. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, realizada em acervos disponibilizados em bibliotecas virtuais, artigos, dissertações e livros digitais e/ou impressos. Quanto a abordagem esta pesquisa é qualitativa e quantitativa. Como resultados constatou-se que os professores utilizaram o smartphone e notebook para desenvolverem suas atividades, além disso, utilizaram ferramentas e recursos digitais na realização de suas aulas. Notou-se que as práticas relativas à avaliação tinham cunho tradicional, assim os docentes não exploraram de maneira significativa os softwares utilizados para o ensino de matemática, visto que estes contribuem para um ensino ativo, rompendo com métodos tradicionais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID5835_TB3454_24052023131316.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDONIR DOS SANTOS NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Valdonir"
    "autor_email" => "val.maria2794@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97253
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3454
    "inscrito_id" => 5835
    "titulo" => "O ENSINO REMOTO E O USO DE TDIC NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM OLHARSOBRE A PRÁTICA DOCENTE NO 8º ANO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BELA VISTA DO MARANHÃO."
    "resumo" => "Com a Pandemia ocasionada pelo surto da Covid-19, que teve seus primeiros casos nos primeiros meses de 2020, no oeste asiático e logo tornando-se uma pandemia mundial, as instituições de saúde precisaram impor medidas para a segurança da saúde da população. Uma das medidas iniciais adotadas foi o isolamento social estabelecido pela Organização Mundial da Saúde - OMS. Na educação não foi diferente, com as escolas fechadas, os profissionais da educação buscaram alternativas e modelos de ensino e aprendizagem que alcançassem os estudantes em seus lares. Essa medida impulsionou o uso das Tecnologias Digitais de Informações e Comunicação, que passaram a ser popularizada promovendo novas formas de socialização. Dessa forma, como os professores desenvolveram sua prática pedagógica no ensino de Matemática em aulas remotas? Que Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação auxiliaram à prática do professor? Este trabalho analisou a prática docente em relação a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no ensino de Matemática no contexto do Ensino Remoto em uma escola em rede pública, localizado na cidade de Bela Vista do Maranhão - MA. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, realizada em acervos disponibilizados em bibliotecas virtuais, artigos, dissertações e livros digitais e/ou impressos. Quanto a abordagem esta pesquisa é qualitativa e quantitativa. Como resultados constatou-se que os professores utilizaram o smartphone e notebook para desenvolverem suas atividades, além disso, utilizaram ferramentas e recursos digitais na realização de suas aulas. Notou-se que as práticas relativas à avaliação tinham cunho tradicional, assim os docentes não exploraram de maneira significativa os softwares utilizados para o ensino de matemática, visto que estes contribuem para um ensino ativo, rompendo com métodos tradicionais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID5835_TB3454_24052023131316.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDONIR DOS SANTOS NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Valdonir"
    "autor_email" => "val.maria2794@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Com a Pandemia ocasionada pelo surto da Covid-19, que teve seus primeiros casos nos primeiros meses de 2020, no oeste asiático e logo tornando-se uma pandemia mundial, as instituições de saúde precisaram impor medidas para a segurança da saúde da população. Uma das medidas iniciais adotadas foi o isolamento social estabelecido pela Organização Mundial da Saúde - OMS. Na educação não foi diferente, com as escolas fechadas, os profissionais da educação buscaram alternativas e modelos de ensino e aprendizagem que alcançassem os estudantes em seus lares. Essa medida impulsionou o uso das Tecnologias Digitais de Informações e Comunicação, que passaram a ser popularizada promovendo novas formas de socialização. Dessa forma, como os professores desenvolveram sua prática pedagógica no ensino de Matemática em aulas remotas? Que Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação auxiliaram à prática do professor? Este trabalho analisou a prática docente em relação a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no ensino de Matemática no contexto do Ensino Remoto em uma escola em rede pública, localizado na cidade de Bela Vista do Maranhão - MA. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, realizada em acervos disponibilizados em bibliotecas virtuais, artigos, dissertações e livros digitais e/ou impressos. Quanto a abordagem esta pesquisa é qualitativa e quantitativa. Como resultados constatou-se que os professores utilizaram o smartphone e notebook para desenvolverem suas atividades, além disso, utilizaram ferramentas e recursos digitais na realização de suas aulas. Notou-se que as práticas relativas à avaliação tinham cunho tradicional, assim os docentes não exploraram de maneira significativa os softwares utilizados para o ensino de matemática, visto que estes contribuem para um ensino ativo, rompendo com métodos tradicionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.