RESUMO De caráter lúdico e ultrademocrático, a ação denominada Clube da Leitura é um espaço onde os interessados se reúnem para reflexão acerca de uma obra literária previamente selecionada. Não existem regras sobre a temática ou formato a ser socializado. O importante é partilhar a experiência da leitura permitindo que outros olhares sejam considerados sob as perspectivas do autor e de cada leitor. Objetiva oportunizar, por fruição, a socialização de obras diversas no intuito de desvelar as reais intenções do autor e confrontá-las com o cotidiano. Adotou-se como metodologia o relato de experiência que ocorre de modo virtual. Os resultados apontam que a importância do ato de ler, como destaca Freire (1989), permite a ação transformadora e emancipadora do sujeito, capaz de construir e compartilhar sentidos a partir da leitura, bem como oportunizar e problematizar eventuais tensões entre as formas de apreensão desses textos. Dessa forma, essa inciativa aproxima-se do conceito cunhado por Bourdieu (1998) acerca do capital cultural, ao aguçar a percepção crítica do sujeito sobre o cotidiano da sociedade. Conclui-se que essa ação proporciona a capacidade ontocriativa do educador uma vez que permite ao sujeito reconhecer sua cultura e a tradição social por meio da leitura de mundo. Palavras-chave: Clube de Leitura. Formação do Educador. Ontoncriatividade. Ludicidade. Capital Cultural