A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO PARA AS PESSOAS COM SURDOCEGUEIRA PÓS-LINGUÍSTICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98241 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4758 "inscrito_id" => 19287 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO PARA AS PESSOAS COM SURDOCEGUEIRA PÓS-LINGUÍSTICA" "resumo" => "O presente trabalho aborda a importância da comunicação para as pessoas surdocegas pós-linguísticas, explorando sua relevância e as estratégias comunicativas recomendadas para promover sua inclusão e qualidade de vida. A comunicação é considerada fundamental na vida humana, permitindo o estabelecimento de conexões sociais e o sentido da existência. No caso das pessoas surdocegas pós-linguísticas, a comunicação desempenha um papel determinante, permitindo a expressão de necessidades, sentimentos, desejos e pensamentos, bem como a compreensão e participação em conversas e atividades cotidianas. Além do uso de palavras, a comunicação também pode ser expressa por meio de formas não verbais, como movimentos corporais, toques e expressões faciais. Cada indivíduo surdocego pós-linguístico escolhe a maneira mais adequada para transmitir sua mensagem, levando em consideração suas características individuais. A comunicação efetiva contribui para a construção da identidade surdocega, fortalecendo a autoestima, autonomia e participação social e cultural. O artigo também enfatiza que a comunicação desempenha um papel fundamental no aprendizado, crescimento intelectual e desenvolvimento pessoal das pessoas surdocegas pós-linguísticas. Destacam-se também as estratégias de apoio, como o papel dos guias-intérpretes, na facilitação da comunicação e acesso à informação. Espera-se que este artigo contribua para o avanço do conhecimento e adoção de abordagens comunicativas mais eficazes, fortalecendo a compreensão da surdocegueira como condição única." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19287_TB4758_20112023133507.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LUZINETE IELPO DO AMARAL" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "luz.ielpo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98241 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4758 "inscrito_id" => 19287 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO PARA AS PESSOAS COM SURDOCEGUEIRA PÓS-LINGUÍSTICA" "resumo" => "O presente trabalho aborda a importância da comunicação para as pessoas surdocegas pós-linguísticas, explorando sua relevância e as estratégias comunicativas recomendadas para promover sua inclusão e qualidade de vida. A comunicação é considerada fundamental na vida humana, permitindo o estabelecimento de conexões sociais e o sentido da existência. No caso das pessoas surdocegas pós-linguísticas, a comunicação desempenha um papel determinante, permitindo a expressão de necessidades, sentimentos, desejos e pensamentos, bem como a compreensão e participação em conversas e atividades cotidianas. Além do uso de palavras, a comunicação também pode ser expressa por meio de formas não verbais, como movimentos corporais, toques e expressões faciais. Cada indivíduo surdocego pós-linguístico escolhe a maneira mais adequada para transmitir sua mensagem, levando em consideração suas características individuais. A comunicação efetiva contribui para a construção da identidade surdocega, fortalecendo a autoestima, autonomia e participação social e cultural. O artigo também enfatiza que a comunicação desempenha um papel fundamental no aprendizado, crescimento intelectual e desenvolvimento pessoal das pessoas surdocegas pós-linguísticas. Destacam-se também as estratégias de apoio, como o papel dos guias-intérpretes, na facilitação da comunicação e acesso à informação. Espera-se que este artigo contribua para o avanço do conhecimento e adoção de abordagens comunicativas mais eficazes, fortalecendo a compreensão da surdocegueira como condição única." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19287_TB4758_20112023133507.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LUZINETE IELPO DO AMARAL" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "luz.ielpo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }