A GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: RESGATANDO O INTERESSE DOS ALUNOS DO 1º ANO ATRAVÉS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA ESTADUAL CÔNEGO LUIZ WANDERLEY - NATAL/RN.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99681 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6623 "inscrito_id" => 21902 "titulo" => "A GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: RESGATANDO O INTERESSE DOS ALUNOS DO 1º ANO ATRAVÉS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA ESTADUAL CÔNEGO LUIZ WANDERLEY - NATAL/RN." "resumo" => "A tessitura do presente artigo é resultante da experimentação do contato com a sala de aula, sobretudo, em um período pós pandêmico com retorno de cem por cento das aulas presenciais, na Escola Estadual Cônego Luiz Wanderley, com as turmas de 1° ano A e B. Considerando que sucede-se um enquadramento de aulas totalmente remotas, onde as aulas se deram via internet com a utilização de distintas ferramentas, o objetivo deste estágio supervisionado é resgatar o envolvimento e interesse dos alunos, compreendendo que os mesmos advém de uma trajetória escolar pautada no ensino tradicionalista, bem como, trazer uma análise intrínseca de auto avaliação do fazer pedagógico docente. A metodologia deleita-se nas práticas de intervenção pedagógica nas turmas supracitadas no percurso formativo do período de estágio supervisionado para formação de professores para o ensino médio, ocorrendo durante o período do 4° bimestre letivo escolar. Desse modo, é possível afirmar que a experiência traz ao campo da educação uma reflexão quanto às inovações de práticas ativas no processo de ensino e aprendizagem, estas sendo contribuintes para que os alunos consigam resgatar o desejo de aprender e assim compreender os saberes geográficos de acordo com o seu entendimento social, além de contribuir significativamente para a formação inicial do professor, possibilitando este a se desenvolver como um profissional da educação que valorize e utilize as ferramentas que as tecnologias podem fornecer para as práticas educativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65a03d32201f6_11012024161042.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2024-01-11 16:10:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAURA BEATRIZ PEIXOTO PAIVA" "autor_nome_curto" => "LAURA PAIVA" "autor_email" => "laurinha.paiva10@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99681 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6623 "inscrito_id" => 21902 "titulo" => "A GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: RESGATANDO O INTERESSE DOS ALUNOS DO 1º ANO ATRAVÉS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA ESTADUAL CÔNEGO LUIZ WANDERLEY - NATAL/RN." "resumo" => "A tessitura do presente artigo é resultante da experimentação do contato com a sala de aula, sobretudo, em um período pós pandêmico com retorno de cem por cento das aulas presenciais, na Escola Estadual Cônego Luiz Wanderley, com as turmas de 1° ano A e B. Considerando que sucede-se um enquadramento de aulas totalmente remotas, onde as aulas se deram via internet com a utilização de distintas ferramentas, o objetivo deste estágio supervisionado é resgatar o envolvimento e interesse dos alunos, compreendendo que os mesmos advém de uma trajetória escolar pautada no ensino tradicionalista, bem como, trazer uma análise intrínseca de auto avaliação do fazer pedagógico docente. A metodologia deleita-se nas práticas de intervenção pedagógica nas turmas supracitadas no percurso formativo do período de estágio supervisionado para formação de professores para o ensino médio, ocorrendo durante o período do 4° bimestre letivo escolar. Desse modo, é possível afirmar que a experiência traz ao campo da educação uma reflexão quanto às inovações de práticas ativas no processo de ensino e aprendizagem, estas sendo contribuintes para que os alunos consigam resgatar o desejo de aprender e assim compreender os saberes geográficos de acordo com o seu entendimento social, além de contribuir significativamente para a formação inicial do professor, possibilitando este a se desenvolver como um profissional da educação que valorize e utilize as ferramentas que as tecnologias podem fornecer para as práticas educativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65a03d32201f6_11012024161042.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2024-01-11 16:10:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAURA BEATRIZ PEIXOTO PAIVA" "autor_nome_curto" => "LAURA PAIVA" "autor_email" => "laurinha.paiva10@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }