Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: RESGATANDO O INTERESSE DOS ALUNOS DO 1º ANO ATRAVÉS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA ESTADUAL CÔNEGO LUIZ WANDERLEY - NATAL/RN.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99681
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6623
    "inscrito_id" => 21902
    "titulo" => "A GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: RESGATANDO O INTERESSE DOS ALUNOS DO 1º ANO ATRAVÉS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA ESTADUAL CÔNEGO LUIZ WANDERLEY - NATAL/RN."
    "resumo" => "A tessitura do presente artigo é resultante da experimentação do contato com a sala de aula, sobretudo, em um período pós pandêmico com retorno de cem por cento das aulas presenciais, na Escola Estadual Cônego Luiz Wanderley, com as turmas de 1° ano A e B. Considerando que sucede-se um enquadramento de aulas totalmente remotas, onde as aulas se deram via internet com a utilização de distintas ferramentas, o objetivo deste estágio supervisionado é resgatar o envolvimento e interesse dos alunos, compreendendo que os mesmos advém de uma trajetória escolar pautada no ensino tradicionalista, bem como, trazer uma análise intrínseca de auto avaliação do fazer pedagógico docente. A metodologia deleita-se nas práticas de intervenção pedagógica nas turmas supracitadas no percurso formativo do período de estágio supervisionado para formação de professores para o ensino médio, ocorrendo durante o período do 4° bimestre letivo escolar. Desse modo, é possível afirmar que a experiência traz ao campo da educação uma reflexão quanto às inovações de práticas ativas no processo de ensino e aprendizagem, estas sendo contribuintes para que os alunos consigam resgatar o desejo de aprender e assim compreender os saberes geográficos de acordo com o seu entendimento social, além de contribuir significativamente para a formação inicial do professor, possibilitando este a se desenvolver como um profissional da educação que valorize e utilize as ferramentas que as tecnologias podem fornecer para as práticas educativas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65a03d32201f6_11012024161042.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2024-01-11 16:10:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAURA BEATRIZ PEIXOTO PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "LAURA PAIVA"
    "autor_email" => "laurinha.paiva10@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99681
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6623
    "inscrito_id" => 21902
    "titulo" => "A GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: RESGATANDO O INTERESSE DOS ALUNOS DO 1º ANO ATRAVÉS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA ESTADUAL CÔNEGO LUIZ WANDERLEY - NATAL/RN."
    "resumo" => "A tessitura do presente artigo é resultante da experimentação do contato com a sala de aula, sobretudo, em um período pós pandêmico com retorno de cem por cento das aulas presenciais, na Escola Estadual Cônego Luiz Wanderley, com as turmas de 1° ano A e B. Considerando que sucede-se um enquadramento de aulas totalmente remotas, onde as aulas se deram via internet com a utilização de distintas ferramentas, o objetivo deste estágio supervisionado é resgatar o envolvimento e interesse dos alunos, compreendendo que os mesmos advém de uma trajetória escolar pautada no ensino tradicionalista, bem como, trazer uma análise intrínseca de auto avaliação do fazer pedagógico docente. A metodologia deleita-se nas práticas de intervenção pedagógica nas turmas supracitadas no percurso formativo do período de estágio supervisionado para formação de professores para o ensino médio, ocorrendo durante o período do 4° bimestre letivo escolar. Desse modo, é possível afirmar que a experiência traz ao campo da educação uma reflexão quanto às inovações de práticas ativas no processo de ensino e aprendizagem, estas sendo contribuintes para que os alunos consigam resgatar o desejo de aprender e assim compreender os saberes geográficos de acordo com o seu entendimento social, além de contribuir significativamente para a formação inicial do professor, possibilitando este a se desenvolver como um profissional da educação que valorize e utilize as ferramentas que as tecnologias podem fornecer para as práticas educativas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65a03d32201f6_11012024161042.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2024-01-11 16:10:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAURA BEATRIZ PEIXOTO PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "LAURA PAIVA"
    "autor_email" => "laurinha.paiva10@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A tessitura do presente artigo é resultante da experimentação do contato com a sala de aula, sobretudo, em um período pós pandêmico com retorno de cem por cento das aulas presenciais, na Escola Estadual Cônego Luiz Wanderley, com as turmas de 1° ano A e B. Considerando que sucede-se um enquadramento de aulas totalmente remotas, onde as aulas se deram via internet com a utilização de distintas ferramentas, o objetivo deste estágio supervisionado é resgatar o envolvimento e interesse dos alunos, compreendendo que os mesmos advém de uma trajetória escolar pautada no ensino tradicionalista, bem como, trazer uma análise intrínseca de auto avaliação do fazer pedagógico docente. A metodologia deleita-se nas práticas de intervenção pedagógica nas turmas supracitadas no percurso formativo do período de estágio supervisionado para formação de professores para o ensino médio, ocorrendo durante o período do 4° bimestre letivo escolar. Desse modo, é possível afirmar que a experiência traz ao campo da educação uma reflexão quanto às inovações de práticas ativas no processo de ensino e aprendizagem, estas sendo contribuintes para que os alunos consigam resgatar o desejo de aprender e assim compreender os saberes geográficos de acordo com o seu entendimento social, além de contribuir significativamente para a formação inicial do professor, possibilitando este a se desenvolver como um profissional da educação que valorize e utilize as ferramentas que as tecnologias podem fornecer para as práticas educativas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.