A tessitura do presente artigo é resultante da experimentação do contato com a sala de aula, sobretudo, em um período pós pandêmico com retorno de cem por cento das aulas presenciais, na Escola Estadual Cônego Luiz Wanderley, com as turmas de 1° ano A e B. Considerando que sucede-se um enquadramento de aulas totalmente remotas, onde as aulas se deram via internet com a utilização de distintas ferramentas, o objetivo deste estágio supervisionado é resgatar o envolvimento e interesse dos alunos, compreendendo que os mesmos advém de uma trajetória escolar pautada no ensino tradicionalista, bem como, trazer uma análise intrínseca de auto avaliação do fazer pedagógico docente. A metodologia deleita-se nas práticas de intervenção pedagógica nas turmas supracitadas no percurso formativo do período de estágio supervisionado para formação de professores para o ensino médio, ocorrendo durante o período do 4° bimestre letivo escolar. Desse modo, é possível afirmar que a experiência traz ao campo da educação uma reflexão quanto às inovações de práticas ativas no processo de ensino e aprendizagem, estas sendo contribuintes para que os alunos consigam resgatar o desejo de aprender e assim compreender os saberes geográficos de acordo com o seu entendimento social, além de contribuir significativamente para a formação inicial do professor, possibilitando este a se desenvolver como um profissional da educação que valorize e utilize as ferramentas que as tecnologias podem fornecer para as práticas educativas.