Com o intuito de ampliar a compreensão dos processos de ensino no âmbito do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), o presente trabalho traça um panorama da produção de conhecimento (Dissertações e Produtos Educacionais) desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). A investigação partiu de uma abordagem qualitativa com a adoção da tipologia descritivo-exploratória baseado em um estudo bibliográfico, cujo foco recai sobre a seleção de pesquisas referentes ao universo do ProfEPT, disponíveis no Observatório ProfEpt – repositório das produções acadêmicas de conclusão de curso do referido programa, entre os anos de 2019 e 2022. Para fundamentar essa investigação, consultamos os documentos oficiais que regulam o programa de mestrado em questão, além de teóricos que estudam os mestrados profissionais como Ribeiro (2005), André (2017), bem como nos debruçamos sobre os estudos de Zabala (1998) e Kaplún (2003) sobre produto educacional. A análise das pesquisas aponta para a importância do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica no que tange ao aprimoramento da formação acadêmica e profissional que, visando aproximar o mundo acadêmico do mundo do trabalho, apresenta caminhos para o enfrentamento dos desafios emergentes no escopo do Proeja, de modo a possibilitar a (re)construção e a (re)significação de conhecimentos entre os educandos, educadores e cenários educacionais envolvidos nesse processo.