A crise sanitária sem precedentes do covid-19 que vivenciamos mundialmente desde o final do ano de 2019, alterou o modo de vida da população mundial, foi um momento de muitas perdas, dores, medos e restrições. Como recorte de nosso estudo selecionamos o espaço da sal de aula que saiu do modo de ensino presencial devido ao isolamento social como uma das medidas para combater o avanço da pandemia, sendo necessário desenvolver o ensino remoto através de práticas educativas com a presença marcante das tecnologias digitais e dos aparelhos celulares motivando os alunos a persistirem na busca do conhecimento. O objetivo do presente estudo consiste em ressaltar como foi relevante o uso das tecnologias digitais no processo do ensino remoto para a educação profissional e tecnológica. Utilizou-se como metodologia a pesquisa descritiva, bibliográfica e abordagem qualitativa. Como resultado de nossa pesquisa realizada foi possível registrar: Muitas complicações relacionadas a dificuldade de acesso dos alunos a dispositivos eletrônicos e ao sinal de internet de qualidade para assistir a aula remota.; A grande dificuldade de aprendizagem, principalmente em interagir com os professores para tirar dúvidas, assuntos que exigiam a prática profissional.; e outro aspecto que ressaltamos foram as práticas educativas adotadas pelos professores com a utilização constante das plataformas digitais para o desenvolvimento das aulas realizados online, fazendo uso de vídeos, textos, áudios, sendo considerados mais exigentes que no período presencial para alguns alunos.