UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS PEGAGÓGICAS E A INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS NO AMBIENTE ESCOLAR.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95272 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 827 "inscrito_id" => 1686 "titulo" => "UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS PEGAGÓGICAS E A INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS NO AMBIENTE ESCOLAR." "resumo" => "O presente artigo tem como finalidade promover uma reflexão sobre como vem sendo trabalhado a inclusão dos alunos surdos nas escolas em turmas do ensino regular. Mesmo com políticas de inclusão, e com a Lei da Libras, os surdos ainda são apenas inseridos em um contexto de ouvintes, em que predomina a oralização, impondo assim os mesmos métodos utilizados de aprendizagem para os ouvintes. Desse modo é desconsiderado a língua materna, sua identidade e cultura que acaba resultando em um ensino descontextualizado e sem nenhum resultado para o surdo. Portanto, precisamos repensar essas práticas pedagógicas, em que na maioria das vezes são inadequadas, como a falta de professores e intérpretes que tem conhecimento da LIBRAS em salas de aula. Esses fatores contribuem assim, para o não desenvolvimento do aluno surdo. Para o desenvolvimento da aprendizagem significativa dos alunos surdos, é de suma importância que a escola possa proporcionar aos mesmos um ambiente adequado e com profissionais capacitados na área. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica elaborado através de leituras de materiais já publicados e da experiência de trabalhar em uma escola na qual fazia parte uma aluna surda, desse modo pude enxergar a importância da Libras e as dificuldades de comunicação entre professor/aluno. A abordagem está sendo feita de forma qualitativa e o objetivo do estudo é de cunho descritivo com base em observações." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID1686_TB827_03102023192518.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍVIA DO NASCIMENTO OLIVEIRA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "LÍVIA" "autor_email" => "livianascymentoo@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95272 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 827 "inscrito_id" => 1686 "titulo" => "UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS PEGAGÓGICAS E A INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS NO AMBIENTE ESCOLAR." "resumo" => "O presente artigo tem como finalidade promover uma reflexão sobre como vem sendo trabalhado a inclusão dos alunos surdos nas escolas em turmas do ensino regular. Mesmo com políticas de inclusão, e com a Lei da Libras, os surdos ainda são apenas inseridos em um contexto de ouvintes, em que predomina a oralização, impondo assim os mesmos métodos utilizados de aprendizagem para os ouvintes. Desse modo é desconsiderado a língua materna, sua identidade e cultura que acaba resultando em um ensino descontextualizado e sem nenhum resultado para o surdo. Portanto, precisamos repensar essas práticas pedagógicas, em que na maioria das vezes são inadequadas, como a falta de professores e intérpretes que tem conhecimento da LIBRAS em salas de aula. Esses fatores contribuem assim, para o não desenvolvimento do aluno surdo. Para o desenvolvimento da aprendizagem significativa dos alunos surdos, é de suma importância que a escola possa proporcionar aos mesmos um ambiente adequado e com profissionais capacitados na área. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica elaborado através de leituras de materiais já publicados e da experiência de trabalhar em uma escola na qual fazia parte uma aluna surda, desse modo pude enxergar a importância da Libras e as dificuldades de comunicação entre professor/aluno. A abordagem está sendo feita de forma qualitativa e o objetivo do estudo é de cunho descritivo com base em observações." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID1686_TB827_03102023192518.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍVIA DO NASCIMENTO OLIVEIRA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "LÍVIA" "autor_email" => "livianascymentoo@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }