O presente artigo tem como finalidade promover uma reflexão sobre como vem sendo trabalhado a inclusão dos alunos surdos nas escolas em turmas do ensino regular. Mesmo com políticas de inclusão, e com a Lei da Libras, os surdos ainda são apenas inseridos em um contexto de ouvintes, em que predomina a oralização, impondo assim os mesmos métodos utilizados de aprendizagem para os ouvintes. Desse modo é desconsiderado a língua materna, sua identidade e cultura que acaba resultando em um ensino descontextualizado e sem nenhum resultado para o surdo. Portanto, precisamos repensar essas práticas pedagógicas, em que na maioria das vezes são inadequadas, como a falta de professores e intérpretes que tem conhecimento da LIBRAS em salas de aula. Esses fatores contribuem assim, para o não desenvolvimento do aluno surdo. Para o desenvolvimento da aprendizagem significativa dos alunos surdos, é de suma importância que a escola possa proporcionar aos mesmos um ambiente adequado e com profissionais capacitados na área. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica elaborado através de leituras de materiais já publicados e da experiência de trabalhar em uma escola na qual fazia parte uma aluna surda, desse modo pude enxergar a importância da Libras e as dificuldades de comunicação entre professor/aluno. A abordagem está sendo feita de forma qualitativa e o objetivo do estudo é de cunho descritivo com base em observações.