CULTURA MAKER – ESCOLA LITERATO: UTILIZANDO A ROBÓTICA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR – (ENSINO INFANTIL, FUNDAMENTAL I, II AO MÉDIO)
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99228 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6032 "inscrito_id" => 21548 "titulo" => "CULTURA MAKER – ESCOLA LITERATO: UTILIZANDO A ROBÓTICA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR – (ENSINO INFANTIL, FUNDAMENTAL I, II AO MÉDIO)" "resumo" => "O projeto de cultura maker e robótica nasce como uma proposta de solução educacional, tendo em vista a geração tecnológica e o desinteresse dos alunos pelos conteúdos e metodologias tradicionais, buscamos integrar aos conteúdos ao mundo digital. Em 2019 tivemos a primeira experiência no fundamental II, apenas com programação. Em 2020 ampliamos e foi algo que ajudou na pandemia, o projeto sendo interdisciplinar, todos os professores tiveram formação sobre sala de aula invertida e demais tecnologias, nesse período a adaptação aos recursos tecnológicos foi rápida. Em 2021 houve amplitude da proposta, firmamos parceria com a startup da universidade de Sorocaba – SP, onde desenvolveram uma plataforma que promove aulas interdisciplinares, o aluno aprendia informática básica nos 04 anos de idade, assim como elaborar uma revista digital no ensino médio; fora da plataforma temos aulas práticas para o trânsito, tudo desenvolvido pelos alunos, o professor de física pôde explorar conteúdo referente a deslocamento, velocidade e distância; monta-se robôs com placas solares, explorando conhecimento tecnológico, mecânica de montagem. Na área de ciências e geografia vivenciou-se a potência das energias renováveis. Trabalhamos projetos de cunho social como o piano adaptado usando a banana como fonte de energia para deficientes visuais, esse projeto foi premiado pela Universidade Federal Rural de Serra Talhada – PE. Com esse projeto, comprova-se, a vivência de uma educação tecnológica, inclusiva, interdisciplinar, com uma aprendizagem constante." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID21548_TB6032_28092023095949.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEX SANDRO NUNES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ALEX" "autor_email" => "alexoliveirang@hotmail.co" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99228 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6032 "inscrito_id" => 21548 "titulo" => "CULTURA MAKER – ESCOLA LITERATO: UTILIZANDO A ROBÓTICA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR – (ENSINO INFANTIL, FUNDAMENTAL I, II AO MÉDIO)" "resumo" => "O projeto de cultura maker e robótica nasce como uma proposta de solução educacional, tendo em vista a geração tecnológica e o desinteresse dos alunos pelos conteúdos e metodologias tradicionais, buscamos integrar aos conteúdos ao mundo digital. Em 2019 tivemos a primeira experiência no fundamental II, apenas com programação. Em 2020 ampliamos e foi algo que ajudou na pandemia, o projeto sendo interdisciplinar, todos os professores tiveram formação sobre sala de aula invertida e demais tecnologias, nesse período a adaptação aos recursos tecnológicos foi rápida. Em 2021 houve amplitude da proposta, firmamos parceria com a startup da universidade de Sorocaba – SP, onde desenvolveram uma plataforma que promove aulas interdisciplinares, o aluno aprendia informática básica nos 04 anos de idade, assim como elaborar uma revista digital no ensino médio; fora da plataforma temos aulas práticas para o trânsito, tudo desenvolvido pelos alunos, o professor de física pôde explorar conteúdo referente a deslocamento, velocidade e distância; monta-se robôs com placas solares, explorando conhecimento tecnológico, mecânica de montagem. Na área de ciências e geografia vivenciou-se a potência das energias renováveis. Trabalhamos projetos de cunho social como o piano adaptado usando a banana como fonte de energia para deficientes visuais, esse projeto foi premiado pela Universidade Federal Rural de Serra Talhada – PE. Com esse projeto, comprova-se, a vivência de uma educação tecnológica, inclusiva, interdisciplinar, com uma aprendizagem constante." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID21548_TB6032_28092023095949.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEX SANDRO NUNES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ALEX" "autor_email" => "alexoliveirang@hotmail.co" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }