A compreensão da comunicação e letramento online pode levar um professor a novas práticas educacionais. A questão é particularmente relevante na área de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, ou seja, quando o professor de L.E. é movido pela inciativa de promover aulas mais interessantes e significativas a partir da habilidade de relacionar os conteúdos à vivência do estudante. O uso de materiais autênticos, reais, de sites, blogs, redes sociais, textos online, pode contribuir muito para a construção de uma imediata identificação por parte do aluno, para a melhoria na qualidade da utilização de gêneros digitais em sala de aula e uma melhor qualificação tecnológica do profissional docente, o que leva à positiva melhoria no ensino de línguas e corrobora para uma satisfatória inclusão digital. A partir da perspectiva de que os cidadãos devem conquistar habilidades comunicativas específicas para lidar com as informações adquiridas por meio das tecnologias de comunicação, o fazer-se incluído, entendemos que lidar com as tecnologias é adotá-las efetivamente nas práticas escolares e sociais. Não basta a alunos e professor apenas as condições de acesso, é necessário compreenderem e se envolverem nos usos sociais dos aparatos tecnológicos. Mais, é preciso capacitar satisfatoriamente o professor para ensinar em ambientes multimodais. Bakhtin (1997), Marcuschi (2008), Koch (2009), Emirbrayer (1997) e Mauss (2007) fundamentam esta abordagem e a importância do contato com os gêneros digitais em todos os níveis educacionais. Concluímos informando alguns mais utilizados na atualidade, suas características e interface com a educação.