O presente artigo objetiva compreender os processos de virtualização da vida escolar, tomando como contexto de pesquisa as experiências vividas por estudantes no período da institucionalização do ensino remoto emergencial que, promoveu a necessidade do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação-TDIC’S em âmbito escolar de forma acentuada devido a pandemia de Covid-19. O campo para realização da pesquisa foi a Escola de Referência Edson Simões-EREM, localizada no município São José do Egito, estado de Pernambuco. Os dados problematizados são fruto da realização de um grupo focal com uma turma do 1° ano do ensino médio, composta por 30 alunos. Destacamos dois aspectos: 1) o precário acesso da comunidade escolar no Brasil as TDIC’s. Uma pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.Br) mostrou que em 2021, por exemplo, 84% dos alunos residentes em áreas urbanas não possuíam dispositivos ou acesso à Internet em seus domicílios, na área rural, este número alcançou o índice de 92%; 2) os dispositivos eletrônicos na sua grade maioria eram apenas utilizado como práticas de entretenimento e não para fins educacionais, realidade que foi se modificando devido o contexto pandêmico.